Atividade de língua portuguesa a respeito de regência verbal para o terceiro ano do ensino médio. São exercícios para que o aluno desenvolva o uso correto, na escrita, de verbos, como, por exemplo, pagar, perdoar, responder, obedecer. A última questão é bem interessante, ela aborda o sentido do verbo assistir em dois contextos. Bom proveito!
Baixe esta atividade de língua portuguesa em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.
Faça download desta atividade de língua portuguesa em:
- Word: Atividade de Português: Regência Verbal – 3º ano do ensino médio – Modelo editável
- PDF: Atividade de Português: Regência Verbal – 3º ano do ensino médio – Pronta para imprimir
- Gabarito: Atividade de Português: Regência Verbal – 3º ano do ensino médio – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Atividade de Regência Verbal
(A) Complete as frases de acordo com a regência correta:
1. Jean pagou ……. funcionário, pagou ……. aluguel e foi trabalhar.
2. Devemos obedecer …….. pais.
3. Respondeu …… professor.
4. Visamos ….. aprovação.
5. O funcionário visou ….. passaporte.
6. Assista ….. casamento desta cadeira aqui.
7. André quer ……. amigos.
8. Perdoe….. nossos erros assim como nós perdoamos …..responsáveis.
9. Nós pagamos…….boleto.
10. Nós pagamos…… rapazes contratados.
11. Os ideais ………………. lutamos são elevados.
12. Não desobedeça…….critérios estabelecidos.
13. Podemos contar ……… as pessoas …………… confiamos.
14. Maria não procedeu……relatório.
15. Nós queremos muito…..avós, porém queremos……presente também!
(B) Assinale a alternativa em que o verbo é classificado como verbo intransitivo:
a) Minha casa é a mais decorada.
b) A borboleta enfeitou a janela.
c) As paisagens floresceram na primavera.
d) O sentimento inunda nosso coração.
e) Os cientistas observam a lua.
(C) Analise as duas frases a seguir:
I – Assisti a formatura. II – Assisti à formatura.
a) as frases possuem o mesmo sentido.
b) as frases possuem erro de regência.
c) a frase I possui erro de regência.
d) a frase II possui erro de regência.
e) as frases possuem sentidos distintos.
Por André Tarragô Martins – professor de ensino médio e fundamental de Língua Portuguesa e Mestre em Letras na área de Linguagem, Interação e Processos de Aprendizagem. Além disso, é músico e jornalista. Atua em pré-vestibulares, pré-concursos, aulas particulares, elaboração de provas de concursos e é criador de conteúdo para o Portal www.acessaber.com.br.