Atividade de português: Questões sobre verbos no passado – 7º ano

    Atividade de português, dirigida aos alunos do sétimo ano do ensino fundamental, visa ao estudo dos verbos no tempo passado. As variadas questões propostas baseiam-se no texto Por que a girafa não tem voz

    Esta atividade de língua portuguesa está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

    Baixe este exercício de português em:

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:     

Leia:

Por que a girafa não tem voz

    […] O dia da corrida foi logo marcado. O leopardo, certo de que ia vencer, _________________ todos os animais da floresta para vê-lo derrotar a grandona. Os bichos acorreram para se divertir e torcer pela derrota da girafa.

    Assim que foi dada a largada, os dois saíram lado a lado, mas logo o leopardo tomou a dianteira. Corria tanto que acabou chocando-se contra uma árvore e teve de abandonar a competição.

    A bicharada ficou muito decepcionada ao ver a girafa se tornar campeã. Depois da vitória, ela ficou mais faladora ainda.

    Ninguém tinha mais paciência para aguentar aquele blá-blá-blá infindável. Até que o macaco, esperto como ele só, resolveu dar um jeito na questão.

    Ele tirou um bocado de resina de uma árvore e misturou-a na ramaria que a girafa costuma mastigar. Depois, escondeu-se, esperando a falastrona chegar para comer.

    As folhas prenderam-se no comprido pescoço da girafa e, por mais que ela tossisse e cuspisse, ficaram grudadas em sua garganta, calando-a para sempre. Daí em diante, seus descendentes passaram a nascer sem voz.

Barbosa, Rogério Andrade. “Histórias africanas para contar e recontar”. SP: Editora do Brasil, 200.

Questões

Questão 1 – O objetivo do texto lido é:

a) fazer uma crítica.

b) narrar uma história.

c) defender uma opinião.

d) dar uma notícia.

 

Questão 2 – O texto compõe-se, sobretudo, de sequências:

a) narrativas

b) expositivas

c) argumentativas

d) descritivas

 

Questão 3 – Grife os termos que retomam o referente “a girafa” nas frases:

a) “[…] para vê-lo derrotar a grandona.”

b) “Depois da vitória, ela ficou mais faladora ainda.”

c) “Depois, escondeu-se, esperando a falastrona chegar para comer.”

d) “[…] ficaram grudadas em sua garganta, calando-a para sempre.”

 

Questão 4 – Identifique a passagem do texto em que o verbo no passado liga o sujeito a uma característica a ele dirigida:

a) “O dia da corrida foi logo marcado.”

b) “[…] os dois saíram lado a lado […]”

c) “Depois da vitória, ela ficou mais faladora ainda.”

d) “Ele tirou um bocado de resina de uma árvore […]”

 

Questão 5 – No trecho “O leopardo, certo de que ia vencer, _________________ todos os animais da floresta para vê-lo derrotar a grandona.”, encaixa-se o verbo:

a) convocou

b) dispensou

c) orientou

d) seguiu

Questão 6 – Em todas as frases, o verbo em destaque está no tempo passado, exceto em:

a) “Os bichos acorreram para se divertir e torcer pela derrota da girafa.”

b) “[…] mas logo o leopardo tomou a dianteira.”

c) “[…] na ramaria que a girafa costuma

d) “Daí em diante, seus descendentes passaram a nascer sem voz.”

Questão 7 – Na parte “Corria tanto que acabou chocando-se contra uma árvore […]”, o verbo no passado “corria” indica uma ação:

a) que poderia acontecer.

b) totalmente concluída.

c) que poderá acontecer.

d) habitual no passado.

Questão 8 – “Ninguém tinha mais paciência para aguentar aquele blá-blá-blá infindável. Até que o macaco, esperto como ele só, resolveu dar um jeito na questão.”. Aponte os verbos empregados no tempo passado nesse parágrafo do texto:

Por Denyse Lage Fonseca 
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
Veja também: