Atividade de português: Questões sobre tipos de sujeito – 8º ano

    Atividade de português, indicada para os alunos do 8º ano, compõe-se de questões sobre os tipos de sujeito, de modo contextualizado. 

    Você pode baixar esta atividade em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

 

    Faça o download desta atividade de português em:

 

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:     

Leia:

    Quando vemos TV, lemos revistas ou navegamos na internet, costumamos encontrar anúncios que encorajam o exercício mental. Diversos programas de exercício cerebral estimulam a agilidade mental das pessoas, dando-lhes treinamento diário – executar tarefas que vão desde memorizar listas e solucionar quebra-cabeças até calcular o número de árvores de um parque. Isso pode parecer um recurso publicitário, mas, na realidade, tem embasamento real na neurobiologia. Pesquisas recentes, embora feitas principalmente com ratos, indicam que o aprendizado potencializa a sobrevivência de novos neurônios no cérebro adulto. E quanto mais desafiador for o problema, maior o número de neurônios envolvidos no processo. Acredita-se que esses neurônios estão disponíveis para ajudar em situações em que a mente é sobrecarregada. Parece que o treinamento mental fortalece o cérebro da mesma maneira que o exercício físico modela os músculos. (…)

“Revista Scientific American” – Edição Especial – Nº 40 – p.63.

 

Questões

Questão 1 – “Quando vemos TV, lemos revistas ou navegamos na internet, costumamos encontrar anúncios […]”. Identifique o sujeito oculto nessa passagem inicial do texto:

 

 

Questão 2 – “Diversos programas de exercício cerebral estimulam a agilidade mental das pessoas, dando-lhes treinamento diário […]”. Localize o sujeito dessa frase:

 

 

Questão 3 – Isso pode parecer um recurso publicitário, mas, na realidade, tem embasamento real na neurobiologia.”. A que se refere o sujeito em destaque?

 

 

Questão 4 – Registra-se a presença de sujeito indeterminado na frase:

a) “Diversos programas de exercício cerebral estimulam a agilidade mental das pessoas […]”

b) “Pesquisas recentes, embora feitas principalmente com ratos, indicam que o aprendizado […]”

c) “[…] E quanto mais desafiador for o problema […]”

d) “Acredita-se que esses neurônios estão disponíveis […]”

 

Questão 5 – Há o predomínio no texto do sujeito:

a) oculto

b) simples

c) composto

d) indeterminado

 

 

Por Denyse Lage Fonseca 
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

 

Denyse Lage Fonseca:
Veja também: