Atividade de português, dirigida aos alunos do 8º ano, propõe o estudo dos diferentes tipos de sujeito, empregados na construção do texto que nos conta sobre a invenção do xadrez. Confira!
Esta atividade de língua portuguesa está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.
Baixe esta atividade de português em:
- Word: Atividade de português: Questões sobre sujeito – 8º ano – Modelo editável
- PDF: Atividade de português: Questões sobre sujeito – 8º ano – Pronta para imprimir
- Gabarito: Atividade de português: Questões sobre sujeito – 8º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
Como foi inventado o jogo de xadrez?
Não se sabe ao certo como o xadrez surgiu. A teoria mais aceita diz que o jogo foi inventado pelo general chinês Xin Han, que viveu entre 231 e 196 antes de Cristo. Ele teria imaginado um jogo que imitasse uma batalha, com peças que representassem dois reis com seus exércitos. Assim, o general pretendia distrair seus homens, com a mente interessada na batalha, enquanto esperava o inverno. Desde aquela época, o rei, o cavalo, a torre e o peão já tinham o mesmo tipo de forma e movimento que usamos hoje. Porém, o tabuleiro chinês possuía uma fileira a mais de casas, que representava um rio, e duas peças diferentes, o elefante (nosso bispo) e o mandarim (que hoje é a rainha). Graças ao comércio, o jogo chegou à Pérsia, onde hoje fica o Irã. Depois, os árabes o levaram para a Europa com o nome de Shatrani, que foi traduzido pelos espanhóis como Ajedrez e chegou ao português como xadrez.
Disponível em: < http://recreio.uol.com.br>.
Questões
Questão 1 – “[…] e movimento que usamos hoje.”. Identifique o sujeito que está oculto nessa passagem do texto:
Questão 2 – O sujeito simples foi incorretamente grifado em:
a) “A teoria mais aceita diz que […]”
b) “[…] o tabuleiro chinês possuía uma fileira a mais de casas […]”
c) “Graças ao comércio, o jogo chegou à Pérsia […]”
d) “Depois, os árabes o levaram para a Europa […]”
Questão 3 – Transcreva a oração do texto que apresenta o emprego de um sujeito composto. Em seguida, grife o sujeito:
Questão 4 – Assinale a oração em que o sujeito é indeterminado:
a) “Não se sabe ao certo como o xadrez surgiu.”
b) “[…] peças que representassem dois reis com seus exércitos.”
c) “[…] que foi traduzido pelos espanhóis como Ajedrez […]”
d) “[…] chegou ao português como xadrez.”
Questão 5 – “[…] viveu entre 231 e 196 antes de Cristo.”. Identifique o sujeito do verbo em destaque e, em seguida, classifique-o:
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.