Início Atividades Atividade de português: Questões sobre sujeito – 8º ano

Atividade de português: Questões sobre sujeito – 8º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de português, dirigida aos alunos do 8º ano, propõe o estudo dos diferentes tipos de sujeito, empregados na construção do texto que nos conta sobre a invenção do xadrez. Confira!

    Esta atividade de língua portuguesa está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

 

    Baixe esta atividade de português em:

 

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:     

Leia:

Como foi inventado o jogo de xadrez?

    Não se sabe ao certo como o xadrez surgiu. A teoria mais aceita diz que o jogo foi inventado pelo general chinês Xin Han, que viveu entre 231 e 196 antes de Cristo. Ele teria imaginado um jogo que imitasse uma batalha, com peças que representassem dois reis com seus exércitos. Assim, o general pretendia distrair seus homens, com a mente interessada na batalha, enquanto esperava o inverno. Desde aquela época, o rei, o cavalo, a torre e o peão já tinham o mesmo tipo de forma e movimento que usamos hoje. Porém, o tabuleiro chinês possuía uma fileira a mais de casas, que representava um rio, e duas peças diferentes, o elefante (nosso bispo) e o mandarim (que hoje é a rainha). Graças ao comércio, o jogo chegou à Pérsia, onde hoje fica o Irã. Depois, os árabes o levaram para a Europa com o nome de Shatrani, que foi traduzido pelos espanhóis como Ajedrez e chegou ao português como xadrez.

Disponível em: < http://recreio.uol.com.br>.

 

Questões

Questão 1 – “[…] e movimento que usamos hoje.”. Identifique o sujeito que está oculto nessa passagem do texto:

 

 

Questão 2 – O sujeito simples foi incorretamente grifado em:

a) “A teoria mais aceita diz que […]”

b) “[…] o tabuleiro chinês possuía uma fileira a mais de casas […]”

c) “Graças ao comércio, o jogo chegou à Pérsia […]”

d) “Depois, os árabes o levaram para a Europa […]”

 

Questão 3 – Transcreva a oração do texto que apresenta o emprego de um sujeito composto. Em seguida, grife o sujeito:

 

 

Questão 4 – Assinale a oração em que o sujeito é indeterminado:

a) “Não se sabe ao certo como o xadrez surgiu.”

b) “[…] peças que representassem dois reis com seus exércitos.”

c) “[…] que foi traduzido pelos espanhóis como Ajedrez […]”

d) “[…] chegou ao português como xadrez.”

 

Questão 5 – “[…] viveu entre 231 e 196 antes de Cristo.”. Identifique o sujeito do verbo em destaque e, em seguida, classifique-o:

 

 

Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Deixe um Comentário