Atividade de português, dirigida aos alunos do sétimo ano do ensino fundamental, propõe o estudo dos substantivos. As variadas questões apresentadas exploram essa classe de palavras com base no texto Conversa de menino, escrito por Rachel de Queiroz. Vamos aprender mais?
Esta atividade de língua portuguesa está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.
Baixe este exercício de português em:
- Word: Atividade de português: Substantivos – 7º ano – Modelo editável
- PDF: Atividade de português: Substantivos – 7º ano – Pronta para imprimir
- Gabarito: Atividade de português: Substantivos – 7º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
Conversa de menino
Amanheceu aberta uma rosa, uma rosa grande e rubra, na roseira do meu jardim. Modesto jardim à moda antiga, um pedaço de grama, um pé de manacá, um coqueiro-anão, um jasmim-do-cabo, algumas roseiras. Nem jardim propriamente é. Mas para o meninozinho que nasceu num décimo primeiro andar, que tem pai comerciário e mãe oficial administrativo – para aquele garoto o meu jardim é um parque, um reino. Ele mal foi saltando do carro, juntou as mãozinhas, riu e disse que lá estava um balãozinho de papel encarnado em cima daquela planta. A mãe, que tem hábitos pedagógicos, logo explicou que aquilo era uma rosa numa roseira. O menino, entretanto, não concordou, disse que só se era então um “balão de roseiras”. E quando insistiram em que se tratava de uma flor, o rapaz perdeu a paciência: “Flor é pequenininho, e só dá na feira”. […]
QUEIROZ, Rachel de. “Conversa de menino”. In: Cenas Brasileiras, São Paulo: Ática, 1995. v. 17. p. 64.
Questões
Questão 1 – O texto acima é um fragmento de:
a) uma notícia escrita por Rachel de Queiroz.
b) uma crônica escrita por Rachel de Queiroz.
c) um artigo de opinião escrito por Rachel de Queiroz.
d) uma página de um diário escrita por Rachel de Queiroz.
Questão 2 – O texto apresenta principalmente:
a) sequências descritivas
b) sequências argumentativas
c) sequências narrativas
d) sequências expositivas
Questão 3 – Assinale o substantivo que compõe a oração inicial do texto:
a) “Amanheceu”
b) “aberta”
c) “uma”
d) “rosa”
Questão 4 – Cite os adjetivos, empregados pela autora, para a caracterização do substantivo assinalado na questão anterior:
R:
Questão 5 – Leia atentamente as frases a seguir. Na sequência, marque aquela cujo substantivo foi corretamente apresentado nos parênteses:
a) “Nem jardim propriamente é.” (“jardim”)
b) “[…] que nasceu num décimo primeiro andar […]” (“décimo”)
c) “Ele mal foi saltando do carro […]” (“mal”)
d) “[…] que tem hábitos pedagógicos […]” (“pedagógicos”)
Questão 6 – Identifique os substantivos compostos presentes no texto. Em seguida, justifique o emprego do hífen:
R:
Questão 7 – Aponte os substantivos flexionados no grau diminutivo:
R:
Questão 8 – O substantivo “menino” não pode ser classificado como:
a) comum
b) simples
c) próprio
d) concreto
Questão 9 – O substantivo “flores” tem como coletivo:
a) ramalhete
b) roseira
c) flora
d) bando
Questão 10 – O substantivo “balão” tem como plural (is):
a) “balães”
b) “balões”
c) “balãos”
d) “balãos” e “balões”
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.
2 comentários
Realmente são excelentes atividades contextualizadas que me auxiliam bastante.
Oi, Aparecida!
Ficamos felizes com a sua cuidadosa avaliação do nosso trabalho!
Muito gratificante o fato de as nossas atividades estarem auxiliando bastante!
Obrigada pela presença!
Volte sempre, a fim de usufruir de mais atividades!
Denyse