Atividade de português: Questões sobre pronomes pessoais – 7º ano

    Atividade de português, dirigida aos alunos do sétimo ano do ensino fundamental, visa ao estudo dos pronomes pessoais, por meio do texto que nos conta sobre o surgimento da música. 

    Você pode baixar esta atividade de língua portuguesa em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

 

    Faça o download deste exercício de português em:

 

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:     

Leia:

Música

    É uma das mais variadas formas de arte. Em cada época e lugar do mundo, encontramos um jeito diferente de fazer música.

    Bater palmas, estalar os dedos, assobiar. Os primeiros sons feitos pelo homem, como esses, saíram de seu próprio corpo. Depois ele descobriu que podia produzir sons com objetos do dia a dia. Assim, madeira, ossos, rochas e conchas foram os primeiros materiais usados para fazer objetos musicais, que depois foram chamados de instrumentos musicais.

    Provavelmente, as primeiras músicas surgiram quando o homem percebeu que, juntando os sons produzidos pelo seu corpo com os sons tirados dos objetos do seu dia a dia, poderia produzir sequências de sons e silêncio, com um ritmo agradável. Ele gostou tanto do resultado que imaginou que os deuses nos quais acreditava também gostariam e assim começou a fazer músicas para homenageá-los.

“Almanaque Recreio”, São Paulo: Abril, 2003. (Fragmento).

 

Questões

Questão 1 – Identifique a finalidade do texto lido:

 

 

Questão 2 – Na passagem “Em cada época e lugar do mundo, encontramos um jeito diferente de fazer música.”, omitiu-se o pronome pessoal:

a) Eu

b) Nós

c) Vós

d) Eles

 

Questão 3 – No primeiro parágrafo do texto, a que se refere o pronome pessoal “ele”?

 

 

Questão 4 – No trecho “[…] começou a fazer músicas para homenageá-los.”, o pronome pessoal, na forma oblíqua, em destaque retoma:

a) os objetos do dia a dia.

b) os instrumentos musicais.

c) os sons produzidos pelo corpo do homem.

d) os deuses.

 

Questão 5 – “Provavelmente, as primeiras músicas surgiram […]. Reescreva essa oração, substituindo o sujeito pelo pronome pessoal correspondente:

 

 

 

Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
Veja também: