Atividade de português: Questões sobre preposições – 9º ano

    Atividade de português, direcionada aos alunos do 9º ano, visa ao estudo das diferentes preposições, empregadas na construção do texto que nos conta sobre o livro Cachinhos, Conchinhas, Flores e Ninhos, escrito por Maurilo Andreas. A atividade compõe-se de variadas questões de múltipla escolha. 

    Esta atividade de língua portuguesa está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

 

    Baixe esta atividade de português em:

 

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:     

Leia este texto que nos conta sobre o livro “Cachinhos, Conchinhas, Flores e Ninhos”, escrito por Maurilo Andreas:

    O livro trata do encanto que cada um possui e da aceitação de si mesmo e do outro. As ilustrações aproximam-se do universo infantil, enquanto o texto utiliza alegorias para mostrar a beleza de sermos como somos, sem a necessidade de nos encaixarmos em um padrão. Isso, a partir dos cabelos cacheados de uma menina.

    Uma história que utiliza a fantasia para mostrar os perigos da perda de identidade e da autoestima em função da padronização da beleza. Um texto poético, bem complementado por ilustrações lúdicas e leves, mas que não se furta a abordar questões relevantes. Uma proposta de reflexão sobre a importância do respeito às diferenças.

Disponível em: <http://www.ronaeditora.com/editora/>.

 

Questões

Questão 1 – O objetivo de quem escreveu o texto é:

a) criticar

b) divulgar

c) informar

d) entreter

 

Questão 2 – Encontra-se uma opinião sobre o livro na passagem:

a) “O livro trata do encanto que cada um possui e da aceitação de si mesmo e do outro.”

b) “As ilustrações aproximam-se do universo infantil […]”

c) “Uma história que utiliza a fantasia para mostrar os perigos da perda […]”

d) “Um texto poético, bem complementado por ilustrações lúdicas e leves […]”

 

Questão 3 – No trecho “[…] enquanto o texto utiliza alegorias para mostrar a beleza de sermos como somos […]”, a preposição “para” mais o verbo “mostrar” estabelecem uma relação de:

a) conclusão

b) explicação

c) finalidade

d) comparação

 

Questão 4 – Em “[…] cabelos cacheados de uma menina.”, a preposição “de” indica a ideia de:

a) causa

b) posse

c) meio

d) origem

 

Questão 5 – Na passagem “Uma proposta de reflexão sobre a importância do respeito às diferenças.”, a preposição grifada exprime a ideia de:

a) posição superior

b) assunto

c) modo

d) posição inferior

 

Questão 6 – A preposição “sobre”, no contexto da frase da questão anterior, apresenta o mesmo sentido da locução:

a) a respeito de

b) devido a

c) a despeito de

d) de acordo com

 

Questão 7 – Assinale a alternativa em que o “a” funciona como preposição:

a) “[…] a beleza de sermos como somos […]”

b) “Uma história que utiliza a fantasia para mostrar os perigos […]”

c) “[…] mas que não se furta a abordar questões relevantes.”

d) “Uma proposta de reflexão sobre a importância do respeito […]”

 

Questão 8 – Registra-se o emprego de locução prepositiva em:

a) “O livro trata do encanto que cada um possui e da aceitação de si mesmo e do outro.”

b) “[…] enquanto o texto utiliza alegorias para mostrar a beleza de sermos como somos […]”

c) “[…] sem a necessidade de nos encaixarmos em um padrão.”

d) “[…] e da autoestima em função da padronização da beleza.”

 

Questão 9 – Marque a frase em que o termo sublinhado é uma preposição:

a) “O livro trata do encanto que cada um possui […]”

b) “[…] sem a necessidade de nos encaixarmos em um padrão.”

c) “Uma história que utiliza a fantasia para mostrar […]”

d) “[…] mas que não se furta a abordar questões relevantes.”

 

 

Por Denyse Lage Fonseca 
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
Veja também: