Atividade de português, direcionada aos alunos do 9º ano, visa ao estudo das diferentes preposições, empregadas na construção do texto que nos conta sobre o livro Cachinhos, Conchinhas, Flores e Ninhos, escrito por Maurilo Andreas. A atividade compõe-se de variadas questões de múltipla escolha.
Esta atividade de língua portuguesa está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.
Baixe esta atividade de português em:
- Word: Atividade de português: Questões sobre preposições – 9º ano – Modelo editável
- PDF: Atividade de português: Questões sobre preposições – 9º ano – Pronta para imprimir
- Gabarito: Atividade de português: Questões sobre preposições – 9º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia este texto que nos conta sobre o livro “Cachinhos, Conchinhas, Flores e Ninhos”, escrito por Maurilo Andreas:
O livro trata do encanto que cada um possui e da aceitação de si mesmo e do outro. As ilustrações aproximam-se do universo infantil, enquanto o texto utiliza alegorias para mostrar a beleza de sermos como somos, sem a necessidade de nos encaixarmos em um padrão. Isso, a partir dos cabelos cacheados de uma menina.
Uma história que utiliza a fantasia para mostrar os perigos da perda de identidade e da autoestima em função da padronização da beleza. Um texto poético, bem complementado por ilustrações lúdicas e leves, mas que não se furta a abordar questões relevantes. Uma proposta de reflexão sobre a importância do respeito às diferenças.
Disponível em: <http://www.ronaeditora.com/editora/>.
Questões
Questão 1 – O objetivo de quem escreveu o texto é:
a) criticar
b) divulgar
c) informar
d) entreter
Questão 2 – Encontra-se uma opinião sobre o livro na passagem:
a) “O livro trata do encanto que cada um possui e da aceitação de si mesmo e do outro.”
b) “As ilustrações aproximam-se do universo infantil […]”
c) “Uma história que utiliza a fantasia para mostrar os perigos da perda […]”
d) “Um texto poético, bem complementado por ilustrações lúdicas e leves […]”
Questão 3 – No trecho “[…] enquanto o texto utiliza alegorias para mostrar a beleza de sermos como somos […]”, a preposição “para” mais o verbo “mostrar” estabelecem uma relação de:
a) conclusão
b) explicação
c) finalidade
d) comparação
Questão 4 – Em “[…] cabelos cacheados de uma menina.”, a preposição “de” indica a ideia de:
a) causa
b) posse
c) meio
d) origem
Questão 5 – Na passagem “Uma proposta de reflexão sobre a importância do respeito às diferenças.”, a preposição grifada exprime a ideia de:
a) posição superior
b) assunto
c) modo
d) posição inferior
Questão 6 – A preposição “sobre”, no contexto da frase da questão anterior, apresenta o mesmo sentido da locução:
a) a respeito de
b) devido a
c) a despeito de
d) de acordo com
Questão 7 – Assinale a alternativa em que o “a” funciona como preposição:
a) “[…] a beleza de sermos como somos […]”
b) “Uma história que utiliza a fantasia para mostrar os perigos […]”
c) “[…] mas que não se furta a abordar questões relevantes.”
d) “Uma proposta de reflexão sobre a importância do respeito […]”
Questão 8 – Registra-se o emprego de locução prepositiva em:
a) “O livro trata do encanto que cada um possui e da aceitação de si mesmo e do outro.”
b) “[…] enquanto o texto utiliza alegorias para mostrar a beleza de sermos como somos […]”
c) “[…] sem a necessidade de nos encaixarmos em um padrão.”
d) “[…] e da autoestima em função da padronização da beleza.”
Questão 9 – Marque a frase em que o termo sublinhado é uma preposição:
a) “O livro trata do encanto que cada um possui […]”
b) “[…] sem a necessidade de nos encaixarmos em um padrão.”
c) “Uma história que utiliza a fantasia para mostrar […]”
d) “[…] mas que não se furta a abordar questões relevantes.”
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.