Atividade de português: Questões sobre locuções adverbiais – 8º ano

    Atividade de português, dirigida aos alunos do 8º ano, visa ao estudo das locuções adverbiais. As variadas questões que compõem a atividade baseiam-se na fábula A raposa e as uvas, de Millôr Fernandes. 

    Você pode baixar esta atividade de língua portuguesa em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

 

    Faça o download desta atividade em:

 

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:     

Leia:

A raposa e as uvas

    De repente a raposa, esfomeada e gulosa, fome de quatro dias e gula de todos os tempos, saiu do areal do deserto e caiu na sombra deliciosa do parreiral que descia por um precipício a perder de vista. Olhou e viu, além de tudo, à altura de um salto, cachos de uvas maravilhosos, uvas grandes, tentadoras. Armou o salto, retesou o corpo, saltou, o focinho passou a um palmo das uvas. Caiu, tentou de novo, não conseguiu. Descansou, encolheu mais o corpo, deu tudo o que tinha, não conseguiu nem roçar as uvas gordas e redondas. Desistiu, dizendo entre dentes, com raiva: “Ah, também, não tem importância. Estão muito verdes.” E foi descendo, com cuidado, quando viu à sua frente uma pedra enorme. Com esforço empurrou a pedra até o local em que estavam os cachos de uva, trepou na pedra, perigosamente, pois o terreno era irregular e havia o risco de despencar, esticou a pata e… conseguiu!  Com avidez colocou na boca quase o cacho inteiro. E cuspiu. Realmente as uvas estavam muito verdes!

    MORAL: A frustração é uma forma de julgamento tão boa como outra qualquer.

Millôr Fernandes. “Fábulas fabulosas”. 15. ed. Rio de Janeiro: Nórdica, 1999, p. 116.

 

Questões

Questão 1 – Predomina no texto:

a) a narração de uma história, envolvendo a raposa.

b) a apresentação das características físicas e psicológicas da raposa.

c) a exposição de um ponto de vista sobre a frustração.

d) a descrição do cenário onde se desenrola a narrativa.

 

Questão 2 – No segmento “[…] trepou na pedra, perigosamente, pois o terreno era irregular e havia o risco de despencar […]”, o advérbio “perigosamente” poderia ser substituído pela seguinte locução:

a) de perigo

b) sem perigo

c) com perigo

d) por perigo

 

Questão 3 – No trecho “E foi descendo, com cuidado, quando viu à sua frente uma pedra enorme.”, a locução adverbial em destaque exprime a ideia de:

a) lugar

b) modo

c) tempo

d) intensidade

 

Questão 4 – Identifique o advérbio correspondente à locução que compõe a frase na questão anterior:

 

 

Questão 5 – Assinale a alternativa em que a parte sublinhada desempenha a função de locução adverbial:

a) “[…] fome de quatro dias e gula de todos os tempos […]”

b) “[…] saiu do areal do deserto e caiu na sombra deliciosa […]”

c) “[…] Olhou e viu, além de tudo, à altura de um salto […]”

d) “Caiu, tentou de novo, não conseguiu.”

 

Questão 6 – Aponte as locuções adverbiais presentes nas frases a seguir:

a) “Desistiu, dizendo entre dentes, com raiva […]”

 

b) “Com esforço empurrou a pedra até o local em que estavam os cachos de uva […]”

 

c) “Com avidez colocou na boca quase o cacho inteiro.”

 

 

Questão 7 – Registra-se o emprego de locução adverbial na passagem:

a) “De repente a raposa, esfomeada e gulosa, fome de quatro dias […]”

b) “Armou o salto, retesou o corpo, saltou, o focinho passou a um palmo das uvas […]”

c) “[…] não conseguiu nem roçar as uvas gordas e redondas.”

d) “[…] Realmente as uvas estavam muito verdes!”

 

Questão 8 – Cite a locução presente na passagem assinalada na questão anterior:

 

 

 

Por Denyse Lage Fonseca 
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
Veja também: