Atividade de português: Questões sobre locução verbal – 9º ano

    Atividade de português, voltada para os alunos do 9º ano, compõe-se de questões sobre as locuções verbais presentes na notícia Australiana larga filho de 5 anos em correnteza para salvar caçula.  

     Você pode baixar esta atividade de língua portuguesa em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

 

    Faça o download desta atividade em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:     

Leia:

Australiana larga filho de 5 anos em correnteza para salvar caçula

    Entre as dezenas de milhares de mortes da tragédia dos tsunamis, dramas familiares se multiplicam, mas a história da australiana Jillian Searle se destaca em meio ao caos e à destruição. Ela teve que tomar uma decisão que ninguém deveria ter de tomar: escolher qual dos dois filhos iria sobreviver.

    Jillian agarrava seus filhos — Lachie, de 5 anos, e Blake, de 2 — na correnteza do tsunami que se abateu sobre a ilha de Phuket, na Tailândia, mas percebeu que os três morreriam, pois ela estava afundando.

    — Sabia que tinha que deixar um deles e achei que seria melhor largar o mais velho — disse ontem, já no aeroporto de Sydney, na Austrália.

    Tudo isso ocorreu sob o olhar do pai das crianças, Brad, que observava impotente a cena. Jillian viu Lachie, que não sabe nadar, tentar manter a cabeça fora d’água e pensou que ele havia morrido. Mas, duas horas depois, encontrou-o vivo e sem ferimentos boiando sobre uma porta.

“O Globo”, 31 dez. 2005. p. 29.

Questão 1 – A finalidade do texto é:

(     ) explicar

(     ) criticar

(     ) informar

 

Questão 2 – “Ela teve que tomar uma decisão […]”, a locução verbal grifada exprime a ideia de:

(     ) obrigação

(     ) desejo

(     ) promessa

 

Questão 3 – “[…] escolher qual dos dois filhos iria sobreviver.”. Identifique o verbo que apresenta o sentido correspondente ao da locução sublinhada:

 

 

Questão 4 – No trecho “[…] mas percebeu que os três morreriam, pois ela estava afundando.”, a locução verbal destacada indica um fato:

(     ) concluído.

(     ) incerto.

(     ) inacabado no momento da fala.

 

Questão 5 – Para concluir, defina “locução verbal”:

 

 

Por Denyse Lage Fonseca 
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
Veja também: