Atividade de português: Questões sobre conectivos – 9º ano

    Atividade de português, dirigida aos alunos do nono ano do ensino fundamental, visa ao estudo dos variados sentidos expressos pelo emprego de conectivos. Vale destacar que os conectivos interligam as ideias que compõem um texto. As questões propostas baseiam-se no texto Quem foram os fenícios?

    Você pode baixar esta atividade de língua portuguesa em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

 

    Faça o download desta atividade em:

 

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:     

Leia:

Quem foram os fenícios?

    Esse povo viveu na área onde hoje é o Líbano entre 1.800 e 600 antes de Cristo. Eles falavam uma língua parecida com o hebraico e criaram o alfabeto – a ideia de ter letras que, juntas, produzem palavras e sons (o nosso alfabeto deriva daí). Os fenícios também eram dedicados à atividade comercial, porque ficavam num lugar estratégico na costa do Mar Mediterrâneo. Eles não formavam um país, mas viviam em cidades-estados, ou seja, eram independentes entre si. A cultura fenícia começou a desparecer por volta de 539 antes de Cristo quando Ciro, rei da Pérsia, conquistou a região.

Disponível em: <http://recreio.uol.com.br>.

 

Questões

Questão 1 – No trecho “Eles falavam uma língua parecida com o hebraico e criaram o alfabeto […]”, o conectivo em destaque expressa a ideia de:

a) causa

b) adição

c) consequência

d) oposição

 

Questão 2 – Transcreva a passagem do texto que apresenta o emprego de outro conectivo que expressa a ideia assinalada anteriormente. Em seguida, sublinhe-o:

 

 

Questão 3 – No trecho “Os fenícios também eram dedicados à atividade comercial, porque ficavam num lugar estratégico […]”, o conectivo grifado poderia ser substituído por:

a) no entanto

b) conquanto

c) por conseguinte

d) pois

 

Questão 4 – “Eles não formavam um país, mas viviam em cidades-estados […]”. Aponte o conectivo que une essas duas orações. Em seguida, identifique a relação por ele estabelecida:

 

 

Questão 5 – Em “[…] em cidades-estados, ou seja, eram independentes entre si.”, o conetivo evidenciado indica:

a) uma explicação

b) uma opinião

c) uma comparação

d) uma conclusão

 

Por Denyse Lage Fonseca 
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

 

Denyse Lage Fonseca:
Veja também: