Atividade de português, dirigida aos alunos do sétimo ano do ensino fundamental, visa ao estudo dos advérbios de tempo. As questões baseiam-se em um texto de Clarice Lispector, em que a escritora reflete sobre Escrever.
Você pode baixar esta atividade de língua portuguesa em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.
Faça o download deste exercício de português em:
- Word: Atividade de português: Advérbios de tempo – 7º ano – Modelo editável
- PDF: Atividade de português: Advérbios de tempo – 7º ano – Pronta para imprimir
- Gabarito: Atividade de português: Advérbios de tempo – 7º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
Escrever
Eu disse uma vez que escrever é uma maldição. Não me lembro por que exatamente eu o disse, e com sinceridade. __________ repito: é uma maldição, mas uma maldição que salva.
Não estou me referindo muito a escrever para jornal. Mas escrever aquilo que eventualmente pode se transformar num conto ou num romance. É uma maldição porque obriga e arrasta como um vício penoso do qual é quase impossível se livrar, pois nada o substitui. E é uma salvação.
Salva a alma presa, salva a pessoa que se sente inútil, salva o dia que se vive e que nunca se entende a menos que se escreva. Escrever é procurar entender, é procurar reproduzir o irreproduzível, é sentir até o último fim o sentimento que permaneceria apenas vago e sufocador. Escrever é também abençoar uma vida que não foi abençoada.
Que pena que só sei escrever quando espontaneamente a “coisa” vem. Fico assim à mercê do tempo. E, entre um verdadeiro escrever e outro, podem-se passar anos.
Lembro-me agora com saudade da dor de escrever livros.
Clarice Lispector, “A descoberta do mundo”.
Questões
Questão 1 – O termo sublinhado é um advérbio que exprime a noção de tempo em:
( ) “Não me lembro por que exatamente eu o disse, e com sinceridade.”
( ) “[…] salva o dia que se vive e que nunca se entende a menos que se escreva.”
( ) “Que pena que só sei escrever quando espontaneamente a “coisa” vem.”
Questão 2 – O advérbio de tempo, identificado na questão anterior, modifica o sentido de:
( ) um adjetivo
( ) um verbo
( ) um advérbio
Questão 3 – Aponte advérbios que poderiam ocupar o lugar de “eventualmente” no texto:
R:
Questão 4 – Aponte o advérbio, que completa a lacuna no texto, indicando um pensamento atual:
( ) Hoje
( ) Sempre
( ) Jamais
Questão 5 – Identifique o advérbio de tempo que compõe o último período do texto:
R:
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.
1 comentário
Gostaria muito de receber atividades desse site