Início Atividades Atividade de português: Advérbios de tempo – 7º ano

Atividade de português: Advérbios de tempo – 7º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de português, dirigida aos alunos do sétimo ano do ensino fundamental, visa ao estudo dos advérbios de tempo. As questões baseiam-se em um texto de Clarice Lispector, em que a escritora reflete sobre Escrever

    Você pode baixar esta atividade de língua portuguesa em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

 

    Faça o download deste exercício de português em:

 

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:     

Leia:

Escrever

    Eu disse uma vez que escrever é uma maldição. Não me lembro por que exatamente eu o disse, e com sinceridade. __________ repito: é uma maldição, mas uma maldição que salva.

    Não estou me referindo muito a escrever para jornal. Mas escrever aquilo que eventualmente pode se transformar num conto ou num romance. É uma maldição porque obriga e arrasta como um vício penoso do qual é quase impossível se livrar, pois nada o substitui. E é uma salvação.

    Salva a alma presa, salva a pessoa que se sente inútil, salva o dia que se vive e que nunca se entende a menos que se escreva. Escrever é procurar entender, é procurar reproduzir o irreproduzível, é sentir até o último fim o sentimento que permaneceria apenas vago e sufocador. Escrever é também abençoar uma vida que não foi abençoada.

    Que pena que só sei escrever quando espontaneamente a “coisa” vem. Fico assim à mercê do tempo. E, entre um verdadeiro escrever e outro, podem-se passar anos.

    Lembro-me agora com saudade da dor de escrever livros.

Clarice Lispector, “A descoberta do mundo”.

 

Questões 

Questão 1 – O termo sublinhado é um advérbio que exprime a noção de tempo em:

(     ) “Não me lembro por que exatamente eu o disse, e com sinceridade.”

(     ) “[…] salva o dia que se vive e que nunca se entende a menos que se escreva.”

(     ) “Que pena que só sei escrever quando espontaneamente a “coisa” vem.”

 

Questão 2 – O advérbio de tempo, identificado na questão anterior, modifica o sentido de:

(     ) um adjetivo

(     ) um verbo

(     ) um advérbio

 

Questão 3 – Aponte advérbios que poderiam ocupar o lugar de “eventualmente” no texto:

R:

 

Questão 4 – Aponte o advérbio, que completa a lacuna no texto, indicando um pensamento atual:

(     ) Hoje

(     ) Sempre

(     ) Jamais

 

Questão 5 – Identifique o advérbio de tempo que compõe o último período do texto:

R:

 

 

Por Denyse Lage Fonseca 
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

1 comentário

Raimunda Gonçalves Santos 20 de março - 15:28

Gostaria muito de receber atividades desse site

Responder

Deixe um Comentário