Atividade de português, voltada aos alunos do sétimo ano do ensino fundamental, visa ao estudo do advérbio. Os estudantes são chamados a identificar os advérbios e as circunstâncias que exprimem no texto Era melhor ter perguntado…
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Era melhor ter perguntado…
Fui visitar meu irmão na Alemanha e escolhi viajar de trem. Um funcionário foi muito amável e, apesar de não falar inglês, e eu não entender nada de alemão, conseguimos nos comunicar muito bem por sinais. Quando ele saiu do vagão, uma mulher sentada perto de mim perguntou, em inglês, se eu falava alemão.
– Não falo uma palavra – eu disse.
– Ah, então está explicado por que você não saiu quando ele disse que você pegou o trem errado.
Seleções Reader’s Digest. jan. 2009. p. 158.
Questões
Questão 1 – No trecho inicial “Fui visitar meu irmão na Alemanha e escolhi viajar de trem.”, a locução “de trem” indica:
( ) modo
( ) meio
( ) lugar
Questão 2 – A locução “de trem” modifica o sentido do verbo:
( ) “visitar”
( ) “escolhi”
( ) “viajar”
Questão 3 – Observe atentamente as frases e, em seguida, assinale aquela em que o termo em destaque funciona como advérbio:
( ) “[…] se eu falava alemão.”
( ) “Um funcionário foi muito amável […]”
( ) “[…] quando ele disse que você pegou o trem errado.”
Questão 4 – O advérbio, identificado anteriormente, denomina-se:
( ) advérbio de tempo
( ) advérbio de modo
( ) advérbio de intensidade
Questão 5 – Na passagem “[…] conseguimos nos comunicar muito bem por sinais.”, o advérbio “muito” intensifica o sentido:
( ) do verbo “comunicar”.
( ) do advérbio “bem”.
( ) da locução “por sinais”.
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.