Início Série9º ano Atividade de português: Pronomes pessoais – 9º ano

Atividade de português: Pronomes pessoais – 9º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de português, focada nos alunos do nono ano do ensino fundamental, visa ao estudo dos pronomes pessoais. Vamos analisar os pronomes pessoais no texto “Conhecimento na prática”, que nos explica como as aranhas constroem as teias? Então, responda às  variadas questões propostas! Em “[…] tece uma faixa de seda e a coloca perto do centro, em zigue-zague.”, o pronome pessoal “a” foi empregado para retomar o quê? Vamos ao desafio?

    Você pode baixar esta atividade de língua portuguesa em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Faça o download desse exercício de português em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:   

Leia:

Conhecimento na prática

    Ver uma aranha trabalhando na construção de uma teia é uma lição de esperteza e de engenharia! Primeiro, a aranha solta um fio no ar. Espera que ele se prenda num lugar mais ao longe como uma ponte. Então, anda em cima dele e, descendo, põe outros fios, bem esticados. Ela os amarra a um ponto central. Esses fios formam os chamados raios da teia. Após colocar os raios, ela anda sobre eles em espiral. Gruda, de raio em raio e com precisão, um fio diferente. Ele é cheio de gotículas de cola. É aí que os insetos que a aranha come irão se prender. No final, ela, às vezes, decora a teia para atrair suas presas: tece uma faixa de seda e a coloca perto do centro, em zigue-zague. Vale lembrar que aranhas de espécies diferentes não fazem teias iguais. Ah! Uma curiosidade: as aranhas gigantes, que vivem perto do telhado das casas, constroem no topo da teia um tubo de seda que serve como refúgio. Quando se sentem ameaçadas, elas correm para dentro dele e ficam protegidas!

Revista “Ciência Hoje das Crianças”. Edição 276. Disponível em: <http://capes.cienciahoje.org.br>.

 

Questões

Questão 1 – Sublinhe o pronome pessoal reto neste período do texto:

 “Espera que ele se prenda num lugar mais ao longe como uma ponte.”

 

Questão 2 – O pronome pessoal, sublinhado na questão anterior, classifica-se como reto porque desempenha a função de:

(     ) sujeito.

(     ) objeto direto.

(     ) objeto indireto.

 

Questão 3 – O termo “os” é um pronome pessoal no segmento:

(     ) “Ela os amarra a um ponto central.”

(     ) “Esses fios formam os chamados raios da teia.”

(     ) “Após colocar os raios, ela anda sobre eles em espiral.”

 

Questão 4 – No segmento identificado acima, o pronome “os” complementa um verbo:

(     ) intransitivo.

(     ) transitivo direto.

(     ) transitivo indireto.

 

Questão 5 – Na frase “Então, anda em cima dele e, descendo, põe outros fios, bem esticados.”, o vocábulo destacado é a contração de uma preposição com o pronome pessoal “ele”. Aponte-a:

(     ) “de”.

(     ) “por”.

(     ) “com”.

 

Questão 6 – Na oração “Ele é cheio de gotículas de cola.”, a parte sublinhada exprime:

(     ) uma ação do sujeito “Ele”.

(     ) um estado do sujeito “Ele”.

(     ) uma característica do sujeito “Ele”.

 

Questão 7 – No trecho “[…] e a coloca perto do centro, em zigue-zague.”, o pronome pessoal “a” foi empregado para retomar:

(     ) “cola”.

(     ) “a teia”.

(     ) “uma faixa de seda”.

 

Questão 8 – Em “No final, ela, às vezes, decora a teia para atrair suas presas […]”, um termo funciona como pronome pessoal. Identifique-o:

(     ) “ela”.

(     ) “a”.

(     ) “suas”.

 

Questão 9 – Observe este fragmento do texto:

“Quando se sentem ameaçadas, elas correm para dentro dele e ficam protegidas!”

Nesse fragmento, um pronome pessoal indica a reflexividade do verbo:

(     ) “sentem”.

(     ) “correm”.

(     ) “ficam”.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Deixe um Comentário