Atividade de português, focada nos alunos do nono ano do ensino fundamental, visa ao estudo dos pronomes oblíquos (aqueles que desempenham a função de complemento do sujeito). Os estudantes são chamados a identificar esses pronomes e a entender o funcionamento deles na construção do texto sobre o livro “Meus dias com você”, escrito por Clare Swatman.
Você pode baixar esta atividade de língua portuguesa em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.
Faça o download deste exercício de português em:
- Word: Atividade de português: Pronomes oblíquos – 9º ano – Modelo editável
- PDF: Atividade de português: Pronomes oblíquos – 9º ano – Pronta para imprimir
- Gabarito: Atividade de português: Pronomes oblíquos – 9º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia este texto sobre o livro “Meus dias com você”, escrito por Clare Swatman:
Meus dias com você
Quando o marido de Zoe morre, o mundo dela desaba. Mas e se fosse possível tê-lo de volta?
Numa fatídica manhã, Ed e Zoe têm uma discussão terrível, algo recorrente no seu casamento em crise, e ela acaba se despedindo de forma brusca quando ele sai para o trabalho.
Pouco tempo depois, um ônibus acerta a bicicleta de Ed, matando-o e deixando Zoe arrasada por não ter lhe dito quanto o amava. Se tivessem ficado mais um pouco juntos aquela manhã, ele ainda estaria vivo? Será que poderiam ter reconstruído o amor que os unira?
Após dois meses, Zoe ainda não conseguiu se conformar. De luto, decide cuidar do jardim do marido, quando acaba caindo e desmaiando. […]
Disponível em: <http://www.editoraarqueiro.com.br>.
Questões
Questão 1 – No trecho “Mas e se fosse possível tê-lo de volta?”, o pronome oblíquo “lo” retoma:
a) o marido
b) o mundo
c) o trabalho
d) o amor
Questão 2 – Não se empregou um pronome oblíquo para se referir ao personagem Ed em:
a) “[…] um ônibus acerta a bicicleta de Ed, matando-o […]”
b) “[…] deixando Zoe arrasada por não ter lhe dito […]”
c) “[…] quanto o amava.”
d) “[…] ele ainda estaria vivo?”
Questão 3 – Aponte os pronomes oblíquos presentes na questão anterior:
Nas questões 4 e 5, assinale a classificação para o pronome destacado:
Questão 4 – “Será que poderiam ter reconstruído o amor que os unira?”
( ) pronome oblíquo átono
( ) pronome oblíquo tônico
( ) pronome oblíquo reflexivo
Questão 5 – “Após dois meses, Zoe ainda não conseguiu se conformar.”
( ) pronome oblíquo átono
( ) pronome oblíquo tônico
( ) pronome oblíquo reflexivo
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.