Atividade de português: Pronomes indefinidos – 9º ano

    Atividade de português, focada nos alunos do nono ano do ensino fundamental, aborda os pronomes indefinidos. Vamos estudar os termos que acompanham ou substituem os substantivos, expressando indefinição? Para isso, responda às questões que se referem ao texto De olho na embalagem!

    Você pode baixar esta atividade de língua portuguesa em modelo do Word que pode ser modificado, pronto para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

     Faça o download desse exercício de português em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME: 

Leia:

De olho na embalagem

    Todos os filtros solares apresentam um número em sua embalagem que indica o nível (fator) de proteção que o produto oferece. Ou seja: o fator 15 faz com que a pele absorva 15 vezes menos a radiação solar do que se estivesse sem qualquer proteção. O fator 30, 30 vezes e assim sucessivamente.

    Todas as pessoas independentemente da cor da pele, devem usar filtro solar nos momentos de exposição ao Sol, mas aquelas com peles mais claras – com menos melanina e, por isso, menos resistente – devem se precaver ainda mais.

Revista “Ciência Hoje das Crianças”. Edição 208. Disponível em: <http://capes.cienciahoje.org.br>.

 

Questões

Questão 1 – Na passagem “Todos os filtros solares apresentam um número em sua embalagem que indica o nível […]”, há um pronome indefinido. Aponte-o:

(     ) “Todos”.

(     ) “sua”.

(     ) “que”.

 

Questão 2 – Identifique o trecho em que “menos” é um pronome indefinido:

(     ) “[…] o fator 15 faz com que a pele absorva 15 vezes menos a radiação […]”

(     ) “[…] mas aquelas com peles mais claras – com menos melanina […]”

(     ) “[…] menos resistente – devem se precaver ainda mais.”

 

Questão 3 – Na oração “[…] se estivesse sem qualquer proteção.”, o pronome indefinido “qualquer” desempenha sintaticamente a função de:

(     ) explicar um substantivo.

(     ) determinar um substantivo.

(     ) caracterizar um substantivo.

 

Questão 4 – Na frase “[…] devem se precaver ainda mais.”, o termo “mais” é:

(     ) uma conjunção aditiva.

(     ) um pronome indefinido.

(     ) um advérbio de intensidade.

 

Questão 5 – Os pronomes indefinidos, estudados anteriormente, integram um texto que objetiva:

(     ) fazer um alerta.

(     ) noticiar um fato.

(     ) expor uma opinião.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
Veja também: