Atividade de português, dirigida aos alunos do nono ano, aborda os pronomes demonstrativos. Qual papel desempenham no contexto comunicativo? Você sabia que o “a’ pode funcionar como pronome demonstrativo? Que tal aprender? Para tal, responda às variadas questões que exploram esses pronomes no curioso texto Por que espirramos?
Esta atividade de língua portuguesa está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.
Faça o download desse exercício de português em:
- Word: Atividade de português: Pronomes demonstrativos – 9º ano – Modelo editável
- PDF: Atividade de português: Pronomes demonstrativos – 9º ano – Para imprimir
- Gabarito: Atividade de português: Pronomes demonstrativos – 9º ano – Com resposta
- Imagem: Página 1 – Página 2
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
Por que espirramos?
Às vezes, algumas partículas de sujeira entram no nosso nariz. Algumas dessas partículas podem não nos fazer mal algum, mas outras podem até nos deixar doentes. Então é importante que o nosso organismo tenha um jeito de expulsar todas __________ sujeiras de uma vez só, e esse jeito é o espirro. Mas como isso acontece? O nariz de cada um de nós possui sensores que percebem a presença dessas sujeiras. Esses sensores estão ligados com uma área do sistema nervoso que chama centro respiratório. O centro respiratório faz com que músculos das costas e da barriga se relaxem para enchermos os pulmões de ar e, em seguida, contraiam-se com muita força. Assim, o ar sai pelo nariz e também pela boca de forma muito rápida, levando com ele essa sujeira. A velocidade desse ar é tão alta que pode ser maior do que a de um carro em uma estrada (mais de 120 km por hora). Outra coisa importante sobre o espirro é que ele é involuntário. Isso quer dizer que, às vezes, a gente espirra mesmo sem querer. Isso ocorre porque aqueles sensores do nariz contam para o centro respiratório que a gente precisa expulsar as partículas de sujeira e o centro respiratório age rapidamente. O nosso cérebro não participa desse controle e por isso esse mecanismo não pode ser controlado pela nossa vontade.
Viu só como espirrar pode ser importante para nossa saúde?
Disponível em: <http://www.universidadedascriancas.org>.
Questões
Questão 1 – Analise atentamente as passagens. Em seguida, assinale aquela em que o pronome destacado é demonstrativo:
a) “Algumas dessas partículas podem não nos fazer mal algum […]”
b) “Outra coisa importante sobre o espirro é que ele é involuntário.”
c) “Isso ocorre porque aqueles sensores do nariz contam […]”
d) “Viu só como espirrar pode ser importante para nossa saúde?”
Questão 2 – Na passagem assinalada acima, o pronome demonstrativo sintaticamente:
a) explica um substantivo.
b) determina um substantivo.
c) caracteriza um substantivo.
d) complementa um substantivo.
Questão 3 – Tendo em vista o contexto acima, o espaço indicado no texto deve ser preenchido com o pronome demonstrativo:
a) “estas”
b) “essas”
c) “aquelas”
d) “próprias”
Questão 4 – Observe o pronome demonstrativo grifado neste período do texto:
“Mas como isso acontece?”
Pode-se afirmar que o referido pronome:
a) não varia.
b) varia em gênero.
c) varia em número.
d) varia em gênero e número.
Questão 5 – O “a” funciona como pronome demonstrativo no segmento:
a) “[…] sensores que percebem a presença dessas sujeiras.”
b) “A velocidade desse ar é tão alta […]”
c) “[…] maior do que a de um carro em uma estrada […]”
d) “[…] a gente precisa expulsar as partículas de sujeira […]”
Questão 6 – No fragmento “Esses sensores estão ligados com uma área do sistema nervoso que chama centro respiratório.”, o pronome demonstrativo “Esses”:
a) define uma informação.
b) corrige uma informação.
c) retoma uma informação.
d) anuncia uma informação.
Questão 7 – Na oração “O nosso cérebro não participa desse controle […]”, o vocábulo “desse” é a contração de uma preposição com o pronome demonstrativo “esse”. Aponte-a:
a) a
b) de
c) em
d) por
Por Denyse Lage Fonseca – Graduada em Letras e especialista em educação a distância.