Atividade de português, voltada aos alunos do nono ano do ensino fundamental, visa ao estudo dos pronomes. As variadas questões propostas baseiam-se no belo texto O voo da águia. Vale a pena conferir!
Esta atividade de língua portuguesa está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.
Baixe este exercício de português em:
- Word: Atividade de português: Pronomes – 9º ano – Modelo editável
- PDF: Atividade de português: Pronomes – 9º ano – Pronta para imprimir
- Gabarito: Atividade de português: Pronomes – 9º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
O voo da águia
A Águia pode viver por 70 anos. Sabe por quê?
A Águia é a ave que possui a maior longevidade da espécie. Chega a viver 70 anos, mas, para chegar a essa idade, aos 40 ela tem de tomar uma séria decisão.
É nessa fase da vida que ela está com as unhas compridas e flexíveis, não consegue mais agarrar suas presas das quais se alimenta. O bico alongado e pontiagudo se curva. Apontadas contra o peito estão suas asas, envelhecidas e pesadas em função da grossura das penas e voar já é tão difícil…
A águia então tem duas alternativas: morrer ou enfrentar um dolorido processo de renovação que vai durar 150 dias.
Esse processo de renovação consiste em voar para o alto de uma montanha e recolher-se em ninho próximo a um paredão onde não necessite voar.
Após encontrar esse lugar, a Águia começa a arrancar suas unhas. Quando começam a nascer as novas unhas, ela passa a arrancar as velhas penas. E, só cinco meses depois, sai para o famoso voo de renovação e para viver então mais 30 anos.
Em nossa vida, muitas vezes, temos de nos resguardar por algum tempo e começar um processo de renovação.
Para que continuemos a voar um voo de vitória, devemos nos desprender de lembranças, costumes e velhos hábitos que nos causam dor.
Somente livres do peso do passado, podemos aproveitar o resultado valioso que a renovação sempre nos traz.
Disponível em: <www.tonoticias.jor.br>.
Questões
Questão 1 – Assinale o objetivo que escreveu o texto acima:
a) criticar o leitor.
b) fazer o leitor refletir.
c) informar o leitor.
d) entreter o leitor.
Questão 2 – No segundo parágrafo do texto, o pronome “ela” retoma:
R:
Questão 3 – O pronome que compõe a frase foi corretamente identificado em:
a) “[…] ela tem de tomar uma séria decisão.” (“ela”)
b) “[…] não consegue mais agarrar suas presas […]” (“suas”)
c) “Esse processo de renovação consiste em voar para o alto […]” (“esses”)
d) “Quando começam a nascer as novas unhas, ela passa a arrancar […]” (“novas”)
Questão 4 – “[…] para chegar a essa idade […]”. A que idade o texto se refere?
a) 70 anos
b) 40 anos
c) 30 anos
d) nenhuma das opções anteriores.
Questão 5 – Em todas as alternativas a seguir, os pronomes em destaque são oblíquos reflexivos, exceto em:
a) “[…] não consegue mais agarrar suas presas das quais se”
b) “[…] e recolher-se em ninho próximo a um paredão onde não necessite voar.”
c) “Em nossa vida, muitas vezes, temos de nos […]”
d) “[…] podemos aproveitar o resultado valioso que a renovação sempre nos”
Questão 6 – “Após encontrar esse lugar, a Águia começa a arrancar suas unhas”. O pronome “esse” presente nessa parte do texto classifica-se como:
a) possessivo
b) demonstrativo
c) pessoal
d) relativo
Questão 7 – No segmento “Em nossa vida, muitas vezes, temos de nos resguardar […]”, o termo “muitas” desempenha a função de:
a) advérbio de tempo
b) advérbio de intensidade
c) artigo indefinido
d) pronome indefinido
Questão 8 – Em “[…] devemos nos desprender de lembranças, costumes e velhos hábitos que nos causam dor.”, o verbo evidenciado tem como sujeito o pronome pessoal:
R:
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.