Atividade de português, dirigida aos alunos do nono ano do ensino fundamental, compõe-se de variadas questões que visam ao estudo dos pronomes. Os estudantes são chamados a identificar os diferentes tipos de pronome, empregados na construção do texto Céu da boca, escrito por Fernando Sabino.
Você pode baixar esta atividade de língua portuguesa em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.
Faça o download deste exercício de português em:
- Word: Atividade de português: Pronomes – 9º ano – Modelo editável
- PDF: Atividade de português: Pronomes – 9º ano – Pronta para imprimir
- Gabarito: Atividade de português: Pronomes – 9º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
Céu da boca
Não me surpreendi quando ela me revelou que fazia parte de um conjunto vocal. Afinal, já vinha estudando canto e, maior de dezoito anos, estava apta a escolher o seu caminho na vida, realizar a sua vocação. Não há dúvida de que tem vocação: sua voz é bonita e entoada.
Um músico, hoje em dia, é um profissional como outro qualquer, com oportunidades de realizar uma carreira próspera, diante do mercado de trabalho que se oferece nos palcos, nas gravadoras, na televisão, não é isso mesmo?
Distraído com essas reflexões, perguntei-lhe como se chamava o conjunto, se é que já tinha nome.
– Desbundeto.
– Como? – sobressaltado, julguei não ter ouvido bem.
– Conjunto Desbundeto – repetiu ela: – você não acha legal?
SABINO, Fernando. “Cara ou coroa?”. São Paulo: Ática, 2000. (Fragmento).
Questões
Questão 1 – O texto acima tem fins:
a) jornalísticos
b) literários
c) publicitários
d) científicos
Questão 2 – O termo “que” funciona como pronome relativo em:
a) “Não me surpreendi quando ela me revelou que fazia parte de um conjunto vocal.”
b) “Não há dúvida de que tem vocação […]”
c) “[…] diante do mercado de trabalho que se oferece nos palcos […]”
d) “[…] se é que já tinha nome.”
Questão 3 – Marque a frase em que “como” desempenha a função de pronome interrogativo:
( ) “[…] hoje em dia, é um profissional como outro qualquer […]”
( ) “[…] perguntei-lhe como se chamava o conjunto […]”
Questão 4 – “Afinal, já vinha estudando canto e, maior de dezoito anos, estava apta a escolher o seu caminho na vida […]”. Assinale o pronome oculto nessa passagem do texto:
a) Eu
b) Ela
c) Ele
d) Você
Questão 5 – O pronome, assinalado acima, denomina-se:
a) possessivo
b) demonstrativo
c) relativo
d) pessoal
Questão 6 – Em todas as alternativas, o pronome sublinhado refere-se à pessoa sobre quem o narrador nos fala, exceto em:
a) “[…] sua voz é bonita e entoada.”
b) “[…] perguntei-lhe como se chamava o conjunto […]”
c) “– Conjunto Desbundeto – repetiu ela […]”
d) “[…] – você não acha legal?”
Questão 7 – “[…] julguei não ter ouvido bem.”. Aponte o pronome, que desempenha a função de sujeito, omitido nessa frase:
R:
Questão 8 – Relacione, numerando conforme orientação:
- Pronome pessoal
- Pronome demonstrativo
- Pronome interrogativo
- Pronome indefinido
- Pronome possessivo
( ) “[…] realizar a sua vocação.”
( ) “Um músico, hoje em dia, é um profissional como outro qualquer […]”
( ) “[…] nas gravadoras, na televisão, não é isso mesmo?”
( ) “Distraído com essas reflexões […]”
( ) “[…] perguntei-lhe como se chamava o conjunto […]”
( ) “– Como? – sobressaltado, julguei não ter ouvido bem.”
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.