Atividade de português, focada nos alunos do primeiro ano do ensino médio, explora os pronomes. Vamos analisar esses vocábulos no texto sobre o paisagista brasileiro, Burle Marx? Então, responda às variadas questões propostas!
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Leia:
Paisagista brasileiro
Roberto Burle Marx foi um dos paisagistas mais importantes que este país já teve. Sua preocupação era criar um jardim que não copiasse os modelos que vinham da Europa, comportamento comum aos artistas da sua época, a partir de 1920 e 1930. Nos jardins, as plantas brasileiras, por exemplo, praticamente não eram usadas.
Burle Marx defendeu o que era próprio do Brasil. Ele se aproximou das tradições populares e da natureza brasileira. O paisagista dizia, porém, que para criar algo não era suficiente pedir emprestado ou copiar aspectos da cultura popular. Era necessário conhecê-los profundamente. A busca desse conhecimento acompanhou toda sua obra. Seus jardins são a concretização dessa busca.
Além de artista dos jardins, Burle Marx também atuou como educador. Ao paisagismo, ele aliou a luta pela preservação dos recursos naturais brasileiros. Mas a beleza foi seu principal recurso para lançar um grito a favor da natureza. Seus jardins eram tão belos que também tinham uma tarefa educativa. Afinal, Burle Marx achava mais difícil as pessoas destruírem as plantas que haviam aprendido a amar.
Revista “Ciência Hoje das Crianças”. Edição 200. Disponível em: <http://capes.cienciahoje.org.br>. (Com adaptação).
Questões
Questão 1 – No segmento “Burle Marx defendeu o que era próprio do Brasil.”, o termo “o” funciona como pronome demonstrativo, pois equivale a:
( ) “isso”.
( ) “aquilo”.
( ) “aquele”.
Questão 2 – Observe os pronomes neste trecho:
“Ele se aproximou das tradições populares e da natureza brasileira.”
Nesse trecho, há dois pronomes pessoais: um reto e outro oblíquo. Identifique-os:
Pronome pessoal reto:
Pronome pessoal oblíquo:
Questão 3 – O “que” é um pronome relativo no fragmento:
( ) “Roberto Burle Marx foi um dos paisagistas mais importantes que este país já teve.”
( ) “O paisagista dizia, porém, que para criar algo […]”
( ) “Seus jardins eram tão belos que também tinham uma tarefa educativa.”
Questão 4 – Na passagem “Era necessário conhecê-los profundamente.”, o pronome pessoal “los” foi usado para se referir:
( ) aos jardins.
( ) aos aspectos da cultura popular.
( ) às tradições populares e à natureza brasileira.
Questão 5 – Sublinhe o pronome indefinido que compõe este período do texto:
“A busca desse conhecimento acompanhou toda sua obra.”
Questão 6 – O pronome indefinido, sublinhado anteriormente, é:
( ) invariável.
( ) variável em gênero.
( ) variável em gênero e em número.
Questão 7 – Em “Seus jardins são a concretização dessa busca.”, o vocábulo destacado, que é a contração da preposição “de” com o pronome demonstrativo “essa”, desempenha a função de:
( ) retomar uma informação.
( ) anunciar uma informação.
( ) complementar uma informação.
Questão 8 – Na parte “Ao paisagismo, ele aliou a luta pela preservação […]”, “a” é:
( ) uma preposição.
( ) um artigo definido.
( ) um pronome pessoal.
Questão 9 – Na frase “Mas a beleza foi seu principal recurso para lançar um grito a favor da natureza.”, o pronome possessivo refere-se:
( ) à 1ª pessoa do singular.
( ) à 2ª pessoa do singular.
( ) à 3ª pessoa do singular.
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.