Atividade de português: Pronome relativo – que – 9º ano

    Atividade de português, voltada para os alunos do 9º ano, propõe o estudo do pronome relativo “que”, por meio de texto que explica o que é gordura trans.  

    Você pode baixar esta atividade de língua portuguesa em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Faça o download desse exercício de português em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:     

Leia:

O que é gordura trans?

    Ela dá sabor aos alimentos

    Esse tipo de gordura é produzido quando se adiciona hidrogênio ao óleo vegetal, em um processo chamado de hidrogenação. A indústria fabrica gordura trans para melhorar o sabor e aumentar a durabilidade dos alimentos. Ela está presente nas margarinas, bolachas, salgadinhos e em alguns pães. O leite e algumas carnes já têm essa gordura, mas em pequena quantidade. O consumo excessivo de gordura trans aumenta os níveis de colesterol ruim, que leva a problemas nas artérias e no coração.

Disponível em: <http://recreio.uol.com.br/noticias/curiosidades/>.

 

Questão 1 – Identifique a passagem do texto que apresenta a finalidade da gordura trans:

  

 

Questão 2 – Grife as expressões que se referem à gordura trans:

a) “Ela dá sabor aos alimentos”.

b) “Esse tipo de gordura é produzido quando se adiciona hidrogênio ao óleo vegetal […]”

c) “O leite e algumas carnes já têm essa gordura.”

 

Questão 3 – No trecho “[…] que leva a problemas nas artérias e no coração.”, o pronome relativo “que” retoma:

 

 

Questão 4 – Em “O leite e algumas carnes já têm essa gordura, mas em pequena quantidade.”, o termo grifado indica:

a) a adição de ideias.

b) a consequência de um fato.

c) a conclusão de um pensamento.

d) a oposição entre dois fatos.

 

Questão 5 – No segmento “Ela está presente nas margarinas, bolachas, salgadinhos e em alguns pães.”, as vírgulas foram empregadas para:

a) introduzir enumerações.

b) separar orações.

c) isolar palavras.

d) separar explicações.

 

Por Denyse Lage Fonseca 
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
Veja também: