Atividade de português: Pronome pessoal – 9º ano

    Atividade de português, voltada aos alunos do nono ano, visa ao estudo do pronome pessoal. Você sabe, por exemplo, o que há de errado na frase “Os povos antigos observavam a Lua! Por isso, eles viram ela mudar de forma.”? Vamos analisar? Essa é uma da questões com base no curioso texto Por que a semana tem sete dias? Mãos à obra, pessoal!

    Esta atividade de língua portuguesa está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Faça o download desse exercício de português em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:   

Leia:

Por que a semana tem sete dias?

    Aposto que você acha a semana longa e o fim de semana curto. E que já sonhou trocar as bolas para ir à escola só dois dias e brincar por outros cinco! Mas por que os nossos calendários são organizados em semanas de sete dias?

    A resposta está no céu. Ao olharem para a Lua, povos antigos notaram que ela mudava de forma em intervalos regulares de tempo: aparecia cheia como uma bola (lua cheia), depois ia diminuindo até ficar pela metade (quarto minguante), continuava a diminuir até virar um aro bem fininho e desaparecer (lua nova) e, em seguida, voltava a crescer até ficar pela metade (quarto crescente). A separação entre cada fase (cheia, quarto minguante, nova e quarto crescente) dura sete dias e algumas horas e é o resultado do movimento da Terra em torno do Sol.

    […] Da Terra, observamos sete astros que se movem no céu – o Sol, a Lua e os cinco planetas que podemos avistar a olho nu: Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno. […]

ROCHA, Jaime F. Villas da. “Por que a semana tem sete dias?”. (Fragmento).

 

Questões

 

Questão 1 – Qual verbo ou locução verbal em destaque tem como sujeito um pronome pessoal?

(     ) “Aposto que você acha a semana longa e o fim de semana curto.”

(     ) “E que já sonhou trocar as bolas para ir à escola […]”

(     ) “Mas por que os nossos calendários são organizados em semanas de sete dias?”

 

Questão 2 – No texto acima, o pronome pessoal “ela” retoma:

(     ) “a Lua”

(     ) “lua cheia”

(     ) “lua nova”

 

Questão 3 – Na passagem “Da Terra, observamos sete astros que se movem no céu […]”, o sujeito do verbo sublinhado é um pronome pessoal. Identifique-o:

R.

 

Questão 4 – Na frase “Nós podemos avistá-los a olho nu!”, o pronome pessoal “los” é um pronome pessoal do caso oblíquo. Por quê?

R.

 

Questão 5 – O enunciado “Os povos antigos observavam a Lua! Por isso, eles viram ela mudar de forma.” foi escrito incorretamente no que se refere ao emprego de um pronome pessoal. Reescreva-o em consonância com a norma culta:

R.

 

Por Denyse Lage Fonseca 
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
Veja também: