Atividade de português: Pronome pessoal – 7º ano

    Atividade de português, voltada para os alunos do 7º ano, propõe o estudo do pronome pessoal, por meio de texto sobre o livro A Menina Que Perdeu as Cores

    Você pode baixar esta atividade de língua portuguesa em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

 

    Faça o download desta atividade em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:   

Leia:

    Um dia, a menina acordou e viu tudo cinza, preto e branco. Pensou que estava sonhando, mas os sonhos têm cores. Bom, deduziu que deveria ser um pesadelo, pois os pesadelos são assim, como um dia de tempestade carregado de cinza, branco e preto. Mas até os pesadelos tinham cor. Ela se olhou no espelho e não viu mais cor nenhuma. Nada mais tinha a cor de antes e tudo parecia ter perdido a graça. A mãe correu para levá-la ao médico. Mas o doutor disse apenas para dormir e descansar. Não adiantou nada: a menina não voltou a enxergar o mundo colorido.

    Só que outra transformação havia acontecido naquela noite: ela não tinha mais medo. Pois havia descoberto que teria (e poderia), dali para a frente, colorir o mundo do seu próprio jeito.

    Nessa história singela do livro A Menina Que Perdeu as Cores, com belas ilustrações de Anabella López, há muito o que se pensar. Não têm dias em que a gente acorda e parece que o mundo não tem graça? Ele fica meio assim preto e branco e cinza. Parece tudo triste, da cor das lágrimas, da cor do luto, da cor do vazio (o vazio tem cor?!). Então, você descobre que, às vezes, o mundo é assim mesmo, meio acinzentado. E que os únicos que podem fazer ele ficar mais alegre e colorido somos nós mesmos. Basta pegar o pincel da coragem e pintar o dia cinza.

Aryane Cararo. Disponível em: <http://blogs.estadao.com.br/estadinho/page/3/>.

 

Questão 1 – A finalidade do texto lido é:

 

Questão 2 – Há uma opinião na passagem:

a) “Pensou que estava sonhando, mas os sonhos têm cores.”

b) “Nada mais tinha a cor de antes e tudo parecia ter perdido a graça.”

c) “Pois havia descoberto que teria (e poderia), dali para a frente, colorir o mundo do seu […]”

d) “Nessa história singela do livro A Menina Que Perdeu as Cores,com belas ilustrações […]”

 

Questão 3 – Em “E que os únicos que podem fazer ele ficar mais alegre e colorido somos nós mesmos.”, o pronome pessoal destacado retoma:

a) um dia de tempestade

b) o medo

c) o mundo

d) o dia cinza

 

Questão 4 – Localize no texto outro exemplo de retomada por meio de pronome pessoal. Em seguida, identifique a que se refere esse pronome:

 

 

Por Denyse Lage Fonseca 
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
Veja também: