Atividade de português, destinada aos alunos do 9º ano, visa ao estudo do pronome. As variadas questões propostas exploram os diferentes tipos de pronome que compõem o texto. A voz da consciência e outras vozes, de Moacyr Scliar.
Esta atividade de língua portuguesa está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.
Baixe este exercício de português em:
- Word: Atividade de português: Pronome – 9º ano – Modelo editável
- PDF: Atividade de português: Pronome – 9º ano – Pronta para imprimir
- Gabarito: Atividade de português: Pronome – 9º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
A voz da consciência e outras vozes
Minha avó costumava dizer que a consciência é esta vozinha que, dentro de nós, nos diz o que deve ser feito. E depois acrescentava com um suspiro:
— O problema é que há muito barulho no mundo. As pessoas agora têm dificuldade de ouvir a consciência.
— Minha avó era, portanto, uma pessoa cética. O que ela não sabia é que o mundo evolui – e que existem maneiras sempre novas de transmitir às pessoas a mensagem que elas precisam ouvir. A história que segue é um exemplo…
Desde o primeiro dia de aula ficou claro que o Edmundo estava a fim de criar confusão. Ele era novo na escola; o pai, gerente de uma grande empresa, havia sido transferido a pouco para a cidade. Seria de esperar, portanto, que Edmundo se aproximasse de nós, se apresentasse, procurasse fazer amizades. Não foi isso que aconteceu. Foi entrando, um rapaz alto, bonito, muito bem vestido, usando uns estranhos óculos escuros. Não cumprimentou ninguém; escolheu um lugar, no fundo da sala, sentou-se, sacou da mochila uma revista, abriu-a e ficou lendo. Nós o olhávamos, em silêncio. Finalmente, Jorge, que entre nós fazia o papel de relações públicas, aproximou-se dele:
— Meu nome é Jorge. Já sabemos que você é novo aqui na escola, e na cidade. Você não gostaria de conhecer o resto da turma?
Edmundo mirou-o um instante:
— Depois – disse, seco. – Agora estou lendo.
Moacyr Scliar. “A voz da consciência e outras vozes”. In: Ruth Rocha (org.) Contos da escola. Objetiva: Rio de Janeiro, 2003, pp. 41-42, vol. 2.
Questões
Questão 1 – O texto lido tem fins:
a) didáticos
b) literários
c) jornalísticos
d) técnicos
e) publicitários
Questão 2 – Há o predomínio no texto de sequências do tipo:
a) injuntivo
b) expositivo
c) descritivo
d) argumentativo
e) narrativo
Questão 3 – Identifique o referente do pronome pessoal “nós” nos trechos a seguir:
a) “Minha avó costumava dizer que a consciência é esta vozinha que, dentro de nós, nos diz o que deve ser feito.”
R:
b) “Finalmente, Jorge, que entre nós fazia o papel de relações públicas, aproximou-se dele […]”
R:
Questão 4 – Em todas as alternativas, os referentes dos pronomes pessoais em destaque foram corretamente apontados, exceto em:
a) “O que ela não sabia é que o mundo evolui […]” (“Minha avó”)
b) “[…] a mensagem que elas precisam ouvir.” (“as pessoas”)
c) “Ele era novo na escola […]” (“Jorge”)
d) “[…] abriu-a e ficou lendo.” (“uma revista”)
e) “Nós o olhávamos, em silêncio.” (“Edmundo”)
Questão 5 – Assinale a frase em que “muito” desempenha a função de pronome indefinido:
( ) “— O problema é que há muito barulho no mundo.”
( ) “Foi entrando, um rapaz alto, bonito, muito bem vestido […]”
Questão 6 – Marque a frase cujo termo sublinhado funciona como pronome demonstrativo:
a) “Minha avó costumava dizer que a consciência é esta vozinha que […]”
b) “A história que segue é um exemplo…”
c) “Não cumprimentou ninguém […]”
d) “Finalmente, Jorge, que entre nós fazia o papel de relações públicas, aproximou-se dele […]”
e) “Já sabemos que você é novo aqui na escola […]”
Questão 7 – Na passagem “— Minha avó era, portanto, uma pessoa cética.”, o pronome “Minha” exprime a ideia de:
R:
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.