Início Atividades Atividade de Português: Produção textual (escrita criativa) – 7º, 8º ou 9º ano

Atividade de Português: Produção textual (escrita criativa) – 7º, 8º ou 9º ano

por André Martins

    Produção textual voltada para sétimo, oitavo ou nono ano do ensino fundamental. Trata-se de exercício de escrita criativa, ou seja, o aluno deverá criar uma história a partir de uma suposta visita a um planeta, no caso Marte. É uma proposta bem diferente!  Vai estimular a criatividade dos seus alunos! 

    Esta prova de Língua Portuguesa está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida. 

 

Baixe esta atividade em:

 

Proposta de produção textual – ESCRITA CRIATIVA

 

Você sabe o que é a NASA?

NASA (sigla em inglês de National Aeronautics and Space Administration – Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço) é uma agência do Governo Federal dos Estados Unidos responsável pela pesquisa e desenvolvimento de tecnologias e programas de exploração espacial. Sua missão oficial é “fomentar o futuro na pesquisa, descoberta e exploração espacial”. A NASA foi criada em 29 de julho de 1958, substituindo seu antecessor, o NACA – National Advisory Committee for Aeronautics (Comitê Consultivo Nacional para a Aeronáutica). A NASA foi responsável pelo envio do homem à Lua (veja projeto Apollo) e por diversos outros programas de pesquisa no espaço. Atualmente ela trabalha em conjunto com a Agência Espacial Europeia, com a Agência Espacial Federal Russa e com mais alguns países da Ásia para a criação da Estação Espacial Internacional.
A NASA também tem desenvolvido vários programas com satélites e com sondas de pesquisa espacial que viajaram até outros planetas e até, alguns deles, se preparam para sair do nosso sistema solar, sendo a próxima grande meta, que tem atraído a atenção de todos, uma viagem tripulada até o planeta Marte, nosso vizinho.
(Adaptado de https://pt.wikipedia.org/wiki/NASA)

                    

                 ATIVIDADE DE ESCRITA

     Imagine que você foi convidado a ir a Marte a convite da NASA com a finalidade de passar um dia inteiro lá e descrever tudo que vivenciou! Sim, eu sei que não temos a mínima ideia de como é o lugar. Aí é que vai entrar sua imaginação para descrever essa incrível viagem nunca realizada. Boa viagem!

• Letra legível (não exijo letra bonita, apenas letra possível de ser lida)

• À caneta (se rasurar, podes fazer um risco na palavra e seguir adiante)

• Invente um título

• No mínimo, 10 linhas e, no máximo, 25 linhas.

Observação: Há uma folha de redação de até 25 linhas nos anexos acima para imprimir aos seus alunos

 

 

Por André Tarragô Martins – professor de ensino médio e fundamental de Língua Portuguesa e Mestre em Letras na área de Linguagem, Interação e Processos de Aprendizagem. Além disso, é músico e jornalista. Atua em pré-vestibulares, pré-concursos, aulas particulares, elaboração de provas de concursos e é criador de conteúdo para o Portal www.acessaber.com.br.

 

 

1 comentário

lucas 10 de fevereiro - 11:45

A RESPOSTAS esta aqui Eu estava jogando um jogo no meu celular quando eu recebi um e-mail sobre a Nasa, que dizia: “Olá! você está disposto à fazer uma incrível viajem para Marte? Você passará 1 dia inteiro lá, Levaremos alimento e água, iremos explorar e se divertir lá. Caso esteja com vontade responda esse e-mail até o dia 02 de Agosto de 2021.” Então eu fiquei muito ansioso, pois conhecer Marte é um grande sonho meu, sempre quis fazer isso, acho o universo uma coisa única, linda, incrível e extraordinaria, fui erguntar imediatamente aos meus pais se eu poderia ir à viagem, eles permitiram e falaram pra eu tomar muito cuidado… 19 dias depois… Hoje é o grande dia de eu ir viajar para Marte, estou muito ansiosa, estou indo agora para a estação espacial, estou levando minha mochila com meus materiais importantes. Cheguei é já estou no foquete, não vejo hora de chegar lá. Chegamos em Marte, nem posso acreditar, achamos várias rochas aqui e ate minério, caramba, acabamos de encontrar água, não é muita mas é existente. A gravidade aqui é diferente, mas bem viável e útil, espero que no futuro exista muitas pessoas habitanto este planeta incrível.

Responder

Deixe um Comentário