Início Atividades Atividade de português: Produção de texto – 1º ano do ensino médio

Atividade de português: Produção de texto – 1º ano do ensino médio

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de português, produção de texto, gênero “causo“, a ser solicitado aos estudantes do 1º ano do Ensino Médio. São apresentadas orientações para a adequada produção desse gênero. Professor (a), trabalhe a atividade de interpretação do curioso causo “A bela da noite”, postada aqui no Portal Acessaber”, de modo que os seus alunos possam conhecer as características específicas do interessante texto em questão.

    Você pode fazer o download desta atividade de língua portuguesa em modelo editável do Word e pronta para impressão em PDF.

 

    Baixe esta atividade de português em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:      

Produção de texto – Gênero “causo”

    Conte um causo que considere capaz de aguçar a curiosidade de seus colegas de classe. Se preferir, recolha um, conversando com os seus familiares e/ou amigos. Certamente, eles devem ter um causo interessante para lhe contar. Em seguida, registre-o por escrito.

    Trata-se de um gênero de texto, em que se predominam as sequências narrativas. Vale destacar que as sequências descritivas devem permear o causo, quando se faz necessária a caracterização do espaço onde se desenrola a história, bem como dos indivíduos que a integram. Nesse contexto, é importante que o seu causo apresente a seguinte estrutura:

  • Título: busca-se atrair a atenção para a leitura do texto.
  • Introdução: apresentam-se, de forma geral, os personagens, o cenário e a situação em que aqueles se encontram.
  • Complicação: narra-se o momento em que a situação-tema do causo começa a se complicar.
  • Clímax: conta-se o momento culminante, isto é, o momento revelador.
  • Desfecho ou desenlace: encerra-se a história.

    Orientações finais: Entregue o texto a sua professora ou a seu professor, quem fará a revisão. Caso houver, faça as correções, passando o texto a limpo. Partilhe o causo com os seus colegas de classe. Será uma experiência muito interessante!

 

 

 

Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

 

1 comentário

Patrícia Lima 15 de abril - 10:01

As orientações foram bem traçadas! Muito bacana a proposta!

Responder

Deixe um Comentário