Atividade de português, dirigida aos estudantes do 9º ano, sugere o estudo do pretérito mais-que-perfeito, tomando-se como referência, texto escrito por Monteiro Lobato.
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Leia este fragmento escrito por Monteiro Lobato:
Ficou algum tempo deitada de costas, os braços estendidos, sem pensar em coisa nenhuma. Primeiro descansar; depois o resto. Ergueu os olhos para as chaves da parede. Não viu na parede chave nenhuma. “Que história é esta? Será que as chaves se evaporaram?” Firmando a vista, verificou que não. As chaves lá estavam, mas em ponto muitíssimo mais alto. A parede crescera tremendamente. Parecia não ter fim. Tudo aumentara dum modo prodigioso. E no chão viu uma coisa nova, que não existia antes; um pedestal atapetado de papel amarelo.
A chave do tamanho. São Paulo: Círculo do Livro, 1989.
Questão 1 – Justifique o emprego das aspas no fragmento:
Questão 2 – Na passagem “As chaves lá estavam, mas em ponto muitíssimo mais alto.”, a conjunção sublinhada estabelece entre as orações uma relação de:
a) condição
b) lugar
c) oposição
d) conclusão
Questão 3 – Registra-se o emprego do pretérito mais-que-perfeito no seguinte trecho:
a) “Ficou algum tempo deitada de costas […]”
b) “Ergueu os olhos para as chaves da parede.”
c) “Tudo aumentara dum modo prodigioso.”
d) “[…] que não existia antes […]”
Questão 4 – “A parede crescera tremendamente.”. O termo grifado poderia ser substituído por:
a) extremamente
b) esporadicamente
c) imprudentemente
d) brandamente
Questão 5 – Em “E no chão viu uma coisa nova, que não existia antes; um pedestal atapetado de papel amarelo.”, o ponto e vírgula introduz:
a) uma enumeração
b) uma revelação
c) uma observação
d) uma hipótese
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.