Atividade de português, voltada aos alunos do nono ano, explora as preposições. Que tal analisar as relações de sentido estabelecidas por elas? Para isso, responda às questões baseadas no texto que nos apresenta o Museu do Aruanã, localizado no Ceará!
Esta atividade de língua portuguesa está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.
Faça o download desse exercício de português em:
- Word: Atividade de português: Preposições – 9º ano – Modelo editável
- PDF: Atividade de português: Preposições – 9º ano – Para imprimir
- Gabarito: Atividade de português: Preposições – 9º ano – Com resposta
- Imagem: Página 1
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
Museu do Aruanã
Moradores das comunidades tradicionais litorâneas e turistas são o principal público do Museu do Aruanã, aberto em 1992. Em uma área de 22,5 mil metros quadrados, as estrelas da exposição são as tartarugas marinhas, presentes em tanques abertos à visitação e também representadas por peças como cascos, crânios, ovos e filhotes conservados em formol. Seguindo a máxima de conhecer para preservar, painéis explicativos ilustram o ciclo de vida das tartarugas e as atividades realizadas pelo TAMAR Ceará, em um esforço para conscientizar a população sobre a importância de proteger esses animais. As visitas são guiadas e requerem agendamento prévio por telefone. O museu também oferece atividades extramuros, levando parte de seu material a diferentes espaços públicos da região.
Disponível em: <http://www.museudavida.fiocruz.br/images/Publicacoes_Educacao>.
Questões
Questão 1 – Há uma preposição no fragmento:
( ) “[…] as tartarugas marinhas, presentes em tanques abertos […]”
( ) “[…] painéis explicativos ilustram o ciclo […]
( ) “O museu também oferece atividades extramuros […]”
Questão 2 – O “a” é uma preposição na passagem:
( ) “Seguindo a máxima de conhecer para preservar […]”
( ) “[…] a importância de proteger esses animais.”
( ) “[…] levando parte de seu material a diferentes espaços públicos da região.”
Questão 3 – No segmento “[…] como cascos, crânios, ovos e filhotes […]”, o termo “como” é:
( ) um advérbio
( ) uma conjunção
( ) uma preposição
Questão 4 – No trecho “[…] para conscientizar a população […]”, a preposição “para” exprime:
( ) causa
( ) direção
( ) finalidade
Questão 5 – No período “As visitas são guiadas e requerem agendamento prévio por telefone.”, há uma preposição. Aponte-a:
( ) “As”
( ) “e”
( ) “por”
Por Denyse Lage Fonseca – Graduada em Letras e especialista em educação a distância.