Atividade de Português propõe, aos alunos do 2º ano do Ensino Médio, o estudo do predicativo do sujeito no interessante texto, que explica como o milho se transforma em pipoca.
Você pode baixar esta atividade de língua portuguesa em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.
Faça o download desta atividade em:
- Word: Atividade de português: Predicativo do sujeito – 2º ano do ensino médio – Modelo editável
- PDF: Atividade de português: Predicativo do sujeito – 2º ano do ensino médio – Pronta para imprimir
- Gabarito: Atividade de português: Predicativo do sujeito – 2º ano do ensino médio – Com resposta
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
Como o milho vira pipoca?
por Marina Motomura
Todo grão de milho tem três partes: o embrião, onde fica o material genético, o endocarpo e o pericarpo, compostos principalmente de amido e água. A diferença do milho de pipoca é que ele tem menos água (cerca de 14,5%) do que o milho verde e seu pericarpo tem uma casca quatro vezes mais resistente que a dos milhos que usamos para comer e fazer canjica.
Ao colocar a pipoca na panela ou no microondas, o calor faz com que a água de dentro do grão se transforme em vapor, que tenta sair e empurra a casca do pericarpo. Ao mesmo tempo, o amido, antes sólido, começa a virar uma espécie de gelatina, aumentando de tamanho. Somadas, a pressão do vapor d’água e do amido chegam a 10 kg/cm2, cinco vezes mais que a de um pneu de carro!
A pressão é tanta que a casca estoura! Em contato com o ar, o amido gelatinizado se solidifica e se transforma na espuma branca que comemos. Quando o pericarpo tem rachaduras ou é pouco duro, o vapor d’água escapa, a pipoca não vinga e surge o piruá. Outro motivo para a pipoca não estourar é quando o grão tem água a mais ou a menos na composição.
Disponível em: http://mundoestranho.abril.com.br. Acesso em: 10/07/16.
Foto disponível em: http://www.gerandodemanda.com.br. Acesso em: 10/07/16.
Questões
Questão 1 – A finalidade do texto é:
R:
Questão 2 – No trecho “[…] o embrião, onde fica o material genético, o endocarpo e o pericarpo, compostos principalmente de amido e água.”, percebe-se a utilização da linguagem:
a) regional
b) informal
c) científica
d) culta
Questão 3 – Não se percebe o emprego da comparação em:
a) “[…] ele tem menos água (cerca de 14,5%) do que o milho verde […]”
b) “[…] uma casca quatro vezes mais resistente que a dos milhos que usamos para comer […]”
c) “[…] chegam a 10 kg/cm2, cinco vezes mais que a de um pneu de carro!”
d) “[…] o amido gelatinizado se solidifica e se transforma na espuma branca que comemos.”
Questão 4 – Identifique a palavra cuja grafia precisa ser modificada, em função da Nova Ortografia. Em seguida, corrija-a e explique a referida regra:
R:
Questão 5 – Em “Quando o pericarpo tem rachaduras ou é pouco duro […]”, a parte sublinhada funciona no contexto da sentença como:
a) adjunto adnominal
b) adjunto adverbial
c) complemento nominal
d) predicativo do sujeito
Questão 6 – Relacione:
- Palavra proparoxítona
- Palavra oxítona terminada em “a”
- Palavra paroxítona terminada em ditongo
( ) piruá
( ) água
( ) genético
Questão 7 – No trecho “Todo grão de milho tem três partes: o embrião, onde fica o material genético, o endocarpo e o pericarpo, compostos principalmente de amido e água.”, os dois pontos foram utilizados para:
a) indicar uma enumeração
b) introduzir uma explanação
c) apresentar uma exemplificação
d) sinalizar uma citação
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.