Início Atividades Atividade de português: Predicativo do sujeito – 2º ano do ensino médio

Atividade de português: Predicativo do sujeito – 2º ano do ensino médio

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de Português propõe, aos alunos do 2º ano do Ensino Médio, o estudo do predicativo do sujeito no interessante texto, que explica como o milho se transforma em pipoca. 

    Você pode baixar esta atividade de língua portuguesa em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Faça o download desta atividade em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:   

Leia:

Como o milho vira pipoca?

por Marina Motomura 

    Todo grão de milho tem três partes: o embrião, onde fica o material genético, o endocarpo e o pericarpo, compostos principalmente de amido e água. A diferença do milho de pipoca é que ele tem menos água (cerca de 14,5%) do que o milho verde e seu pericarpo tem uma casca quatro vezes mais resistente que a dos milhos que usamos para comer e fazer canjica.

    Ao colocar a pipoca na panela ou no microondas, o calor faz com que a água de dentro do grão se transforme em vapor, que tenta sair e empurra a casca do pericarpo. Ao mesmo tempo, o amido, antes sólido, começa a virar uma espécie de gelatina, aumentando de tamanho. Somadas, a pressão do vapor d’água e do amido chegam a 10 kg/cm2, cinco vezes mais que a de um pneu de carro!

    A pressão é tanta que a casca estoura! Em contato com o ar, o amido gelatinizado se solidifica e se transforma na espuma branca que comemos. Quando o pericarpo tem rachaduras ou é pouco duro, o vapor d’água escapa, a pipoca não vinga e surge o piruá. Outro motivo para a pipoca não estourar é quando o grão tem água a mais ou a menos na composição.

Disponível em: http://mundoestranho.abril.com.br. Acesso em: 10/07/16.

milho

Foto disponível em: http://www.gerandodemanda.com.br. Acesso em: 10/07/16.

 

Questões

Questão 1 – A finalidade do texto é:

R:

 

Questão 2 – No trecho “[…] o embrião, onde fica o material genético, o endocarpo e o pericarpo, compostos principalmente de amido e água.”, percebe-se a utilização da linguagem:

a) regional

b) informal

c) científica

d) culta

 

Questão 3 – Não se percebe o emprego da comparação em:

a) “[…] ele tem menos água (cerca de 14,5%) do que o milho verde […]”

b) “[…] uma casca quatro vezes mais resistente que a dos milhos que usamos para comer […]”

c) “[…] chegam a 10 kg/cm2, cinco vezes mais que a de um pneu de carro!”

d) “[…] o amido gelatinizado se solidifica e se transforma na espuma branca que comemos.”

 

Questão 4 – Identifique a palavra cuja grafia precisa ser modificada, em função da Nova Ortografia. Em seguida, corrija-a e explique a referida regra:

R:

 

Questão 5 – Em “Quando o pericarpo tem rachaduras ou é pouco duro […]”, a parte sublinhada funciona no contexto da sentença como:

a) adjunto adnominal

b) adjunto adverbial

c) complemento nominal

d) predicativo do sujeito

 

Questão 6 – Relacione:

  1. Palavra proparoxítona                                                                        
  2. Palavra oxítona terminada em “a”                                                   
  3. Palavra paroxítona terminada em ditongo                                    

(     ) piruá

(     ) água

(     ) genético

 

Questão 7 – No trecho “Todo grão de milho tem três partes: o embrião, onde fica o material genético, o endocarpo e o pericarpo, compostos principalmente de amido e água.”, os dois pontos foram utilizados para:

a) indicar uma enumeração

b) introduzir uma explanação

c) apresentar uma exemplificação

d) sinalizar uma citação

 

Por Denyse Lage Fonseca 
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Deixe um Comentário