Atividade de português, voltada aos alunos do terceiro ano do ensino médio, explora a predicação verbal. Verbo de ligação, verbo intransitivo, verbo transitivo direto, verbo transitivo indireto e verbo bitransitivo! Vamos analisá-los no texto sobre a Fruta-pão? Você já ouviu falar dela? Não? Então, leia o texto e não deixe de responder às variadas questões propostas que abordam os tipos de verbo no predicado!
Esta atividade de língua portuguesa está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.
Faça o download desse exercício de português em:
- Word: Atividade de português: Predicação verbal – 3º ano do ensino médio – Modelo editável
- PDF: Atividade de português: Predicação verbal – 3º ano do ensino médio – Para imprimir
- Gabarito: Atividade de português: Predicação verbal – 3º ano do ensino médio – Com resposta
- Imagens: Página 1 – Página 2
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
Fruta-pão
A fruta-pão contém consideráveis quantidades de amido e raramente é comida crua. Pode, no entanto, ser cozida, assada, frita em fatias ou exposta à secagem para posterior moagem. Preparada de tais modos, constitui elemento comum na alimentação de muitas pessoas, quer no Nordeste brasileiro, quer na América Central ou no Pacífico sul.
A fruta-pão é produzida pela espécie Artocarpus communis (também chamada A. incisa ou A. altilis), da família das moráceas, a mesma da jaqueira e das gameleiras. É árvore de forte apelo ornamental, que cresce de 12 a 18m. As folhas grandes, verde-escuras e coriáceas, profundamente recortadas em cinco a sete lobos, medem de trinta a noventa centímetros de comprimento por 28 a 45cm de largura. Flores masculinas e femininas, em grupos separados, desabrocham nos mesmos pés. Os frutos arredondados e ricos em proteínas — que, conforme as variedades, podem ou não conter sementes — são verdes ou levemente amarelados e têm de dez a vinte centímetros de diâmetro.
Desde a antiguidade, a fruta-pão é cultivada no arquipélago malaio, de onde se supõe que seja nativa e que foi o centro de sua dispersão pela Ásia. Sua introdução na América tropical, a começar pela Jamaica, data do século XVIII e se deve ao navegador inglês William Bligh, que a trouxe das ilhas do Pacífico com a intenção de destiná-la à alimentação dos escravos.
Disponível em: <https://trabalhoteca.com.br/text/fruta-pao>.
Questões
Questão 1 – Há verbo de ligação no trecho:
a) “[…] e raramente é comida crua.”
b) “A fruta-pão é produzida pela espécie Artocarpus communis […]”
c) “[…] são verdes ou levemente amarelados […]”
d) “Desde a antiguidade, a fruta-pão é cultivada no arquipélago malaio […]”
Questão 2 – No segmento “Preparada de tais modos, constitui elemento comum na alimentação de muitas pessoas […]”, o sujeito do verbo transitivo direto é:
a) simples
b) oculto
c) composto
d) indeterminado
Questão 3 – Na passagem “Flores masculinas e femininas, em grupos separados, desabrocham nos mesmos pés.”, o verbo “desabrocham” dispensa complemento. Por isso, ele é:
a) intransitivo
b) transitivo direto
c) transitivo indireto
d) bitransitivo
Questão 4 – No segmento “[…] conforme as variedades, podem ou não conter sementes […]”, o complemento verbal grifado é chamado de:
a) adjunto adverbial
b) objeto direto
c) objeto indireto
d) predicativo do sujeito
Questão 5 – Na frase “O arquipélago malaio cultiva a fruta-pão.”, o verbo transitivo direto “cultiva” foi empregado na voz:
a) ativa
b) passiva analítica
c) passiva pronominal
d) reflexiva
Questão 6 – No fragmento “[…] no arquipélago malaio, de onde se supõe […]”, o “se” que acompanha o verbo transitivo direto “supõe” é:
a) pronome reflexivo
b) pronome apassivador
c) conjunção condicional
d) índice de indeterminação do sujeito
Questão 7 – Classifique-se os verbos das orações quanto à transitividade:
( 1 ) Verbo transitivo direto
( 2 ) Verbo transitivo indireto
( 3 ) Verbo transitivo direto e indireto
( ) “A fruta-pão contém consideráveis quantidades de amido […]”
( ) “[…] se deve ao navegador inglês William Bligh […]”
( ) “[…] com a intenção de destiná-la à alimentação dos escravos.”
Por Denyse Lage Fonseca – Graduada em Letras e especialista em educação a distância.