Atividade de português, voltada para os alunos do segundo ano do ensino médio, explora a predicação verbal. Verbo de ligação, verbo intransitivo, verbo transitivo direto, verbo transitivo indireto! O que eles indicam? Vamos analisar os tipos de verbo no predicado? Para tal, responda às variadas questões que se referem ao curioso texto Qual a diferença entre coelhos e lebres?
Você pode baixar esta atividade de português em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.
Faça o download desse exercício de português em:
- Word: Atividade de português: Predicação verbal – 2º ano do ensino médio – Modelo editável
- PDF: Atividade de português: Predicação verbal – 2º ano do ensino médio – Para imprimir
- Gabarito: Atividade de português: Predicação verbal – 2º ano do ensino médio – Com resposta
- Imagem: Página 1 – Página 2
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
Qual a diferença entre coelhos e lebres?
Muita gente já deve ter confundido coelho e lebre, pois os simpáticos bichinhos são realmente muito parecidos.
As duas espécies pertencem a ordem lagomorfa e a principal diferença está no tamanho do corpo e das orelhas dos animais.
Os coelhos são menores e têm orelhas curtas, enquanto as lebres, maiores, têm orelhas que podem ficar maiores do que suas cabeças. Elas também têm grandes patas traseiras e maior resistência, fator que as tornam mais ágeis.
Outra diferença é percebida quando eles ainda são bebês: enquanto os coelhinhos nascem pelados e cegos, os filhotes de lebres nascem peludos e com os olhos bem abertos.
E mais: o período de gestação dos coelhos dura de 28 a 32 dias, podendo nascer até 15 filhotes. Já para a lebre, o tempo chega a 40 dias e nascem, no máximo, 4 bebês de cada vez.
Além disso, coelhos fazem ninho subterrâneo e lebres, na superfície.
Pronto, acabou a confusão!
Disponível em: <http://www.manualdomundo.com.br>.
Questões
Questão 1 – Identifique com um traço o verbo que compõe esta parte do texto:
“As duas espécies pertencem a ordem lagomorfa […]”
Nessa parte, o verbo exigiu complemento com preposição. Por isso, ele é:
( ) intransitivo.
( ) transitivo direto.
( ) transitivo indireto.
Questão 2 – No segmento “Os coelhos são menores […]”, o verbo liga ao sujeito um predicativo, que exprime:
( ) um estado.
( ) um modo de ser.
( ) uma característica.
Questão 3 – Classifique os verbos sublinhados no que se refere à predicação, numerando conforme a orientação:
( 1 ) Verbo de ligação
( 2 ) Verbo intransitivo
( 3 ) Verbo transitivo direto
( 4 ) Verbo transitivo indireto
( ) “[…] os simpáticos bichinhos são realmente muito parecidos.”
( ) “[…] as lebres, maiores, têm orelhas que podem ficar maiores […]”
( ) “[…] os filhotes de lebres nascem peludos […]”
( ) “Já para a lebre, o tempo chega a 40 dias […]”
Questão 4 – Os verbos classificados na questão anterior estão no modo indicativo. Com isso, eles expressam:
( ) certezas.
( ) hipóteses.
( ) recomendações.
Questão 5 – No trecho “[…] fator que as tornam mais ágeis.”, o pronome “as” acompanha o verbo de ligação “tornam”, retomando:
( ) “as lebres”.
( ) “suas cabeças”.
( ) “patas traseiras”.
Questão 6 – Releia este período do texto:
“Além disso, coelhos fazem ninho subterrâneo e lebres, na superfície.”
Pode-se afirmar que a última vírgula indica:
( ) a elipse de um verbo transitivo direto.
( ) a inserção de um verbo transitivo direto.
( ) a intercalação de um verbo transitivo direto.
Questão 7 – Em “Pronto, acabou a confusão!”, o sujeito do verbo transitivo direto “acabou” é:
( ) oculto.
( ) simples.
( ) indeterminado.
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.