Atividade de português, voltada para os alunos do 9º ano, propõe o estudo da forma “porque”, tomando-se como referência, reflexivo texto de Rubem Alves.
Você pode baixar esta atividade de língua portuguesa em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.
Faça o download desta atividade em:
- Word: Atividade de português: Porque – 9º ano – Modelo editável
- PDF: Atividade de português: Porque – 9º ano – Pronta para imprimir
- Gabarito: Atividade de português: Porque – 9º ano – Modelo editável
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
Há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas
Escolas que são gaiolas existem para que os pássaros desaprendam a arte do voo. Pássaros engaiolados são pássaros sob controle. Engaiolados, o seu dono pode levá-los para onde quiser. Pássaros engaiolados sempre têm um dono. Deixaram de ser pássaros. Porque a essência dos pássaros é o voo.
Escolas que são asas não amam pássaros engaiolados. O que elas amam são pássaros em voo. Existem para dar aos pássaros coragem para voar. Ensinar o voo, isso elas não podem fazer, porque o voo já nasce dentro dos pássaros. O voo não pode ser ensinado. Só pode ser encorajado.
Rubem Alves. Disponível em: <https://pensador.uol.com.br/frase/MzczMjY/>.
Questão 1 – Identifique as finalidades dos dois tipos de escola apresentados por Rubem Alves:
a) Escolas que são gaiolas:
b) Escolas que são asas:
Questão 2 – Localize os referentes das formas pronominais a seguir:
a) “Engaiolados, o seu dono pode levá-los para onde quiser.”
b) “O que elas amam são pássaros em voo.”
Questão 3 – Cite outras palavras que não são mais acentuadas, seguindo a regra de “voo”:
Questão 4 – “Ensinar o voo, isso elas não podem fazer, porque o voo já nasce dentro dos pássaros.”. Justifique o emprego da grafia “porque” nesse trecho:
Questão 5 – Na passagem “Pássaros engaiolados sempre têm um dono.”, por que o verbo “ter” foi acentuado?
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.