Atividade de português: Período Simples e Composto – 1º ano do ensino médio

    Atividade de Português, dirigida aos estudantes do 1º ano do Ensino Médio, propõe o estudo do período simples e composto, por meio do texto intitulado Caruaru surpreende como um importante centro artístico do Nordeste.

    Você pode baixar esta atividade de língua portuguesa em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Faça o download desta atividade em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                               TURMA:

NOME:   

Leia:

Caruaru surpreende como um importante centro artístico do Nordeste

    Caruaru não foi feita para viajantes amadores, muito menos para aqueles acostumados com o turismo de fácil assimilação dos tours apressados de um dia, como os que acontecem em alguns destinos do litoral nordestino.

    Localizada em pleno agreste pernambucano, “nas entranhas do nordeste” como descreveu certa vez um cordelista local, essa cidade a 130 km de Recife custa a conquistar os mais apressados e vai se deixando revelar aos poucos. Sua gente é tão cativante quanto os bonecos de barro de Vitalino, o mestre que colocou a região na rota internacional da arte figurativa; suas histórias são tão variadas quanto a (agradável) prosa sem fim de personagens históricos como o Mestre Eudócio, considerado Patrimônio Vivo de Pernambuco; e seu ritmo é tão alucinado quanto a poesia de cordel ou o duelo dos antigos repentistas da feira mais famosa do Brasil.

    Que fique bem claro desde o início: o centro dessa cidade de pouco mais de 300 mil habitantes oferece poucos atrativos turísticos fora da época da Semana Santa e do famoso São João. No entanto, um mergulho em suas manifestações culturais faz do destino uma das mais interessantes e ricas viagens em todo o estado. E avisem logo aos desinformados: opções não devem faltar. […]

Disponível em: http://viagem.uol.com.br. Acesso em: 21/07/16.

 

Questões

Questão 1 – A finalidade do texto é:

a) descrever o povo pernambucano.

b) divulgar as tradições nordestinas.

c) recomendar o passeio pelo litoral do Nordeste.

d) apresentar o lado artístico de Caruaru.

 

Questão 2 – O segmento “nas entranhas do nordeste” foi colocado entre aspas porque:

a) caracteriza o modo de falar do povo nordestino.

b) sinaliza uma forma gramaticalmente inaceitável.

c) indica uma citação de autoria alheia.

d) consiste na principal ideia apresentada no texto.

 

Questão 3 – “E avisem logo aos desinformados: opções não devem faltar.”. Nesse segmento, o tom criado pelo imperativo é o de:

a) ordem

b) conselho

c) pedido

d) convite

 

Questão 4 – Associe:

(PS) Período Simples

(PC) Período Composto

 (    ) “Que fique bem claro desde o início: o centro dessa cidade de pouco mais de 300 mil habitantes oferece poucos atrativos turísticos fora da época da Semana Santa e do famoso São João.”

(     ) “No entanto, um mergulho em suas manifestações culturais faz do destino uma das mais interessantes e ricas viagens em todo o estado.”

(       ) “E avisem logo aos desinformados: opções não devem faltar.”

 

Questão 5 – No último parágrafo do texto, o segundo período estabelece com o primeiro a relação de:

a) oposição

b) retificação

c) conclusão

d) comparação

 

Questão 6 – “[…] e seu ritmo é tão alucinado quanto a poesia de cordel ou o duelo dos antigos repentistas da feira mais famosa do Brasil.” , o termo destacado indica:

a) condição

b) comparação

c) proporção

d) consequência

 

Questão 7 – No trecho “Que fique bem claro desde o início: o centro dessa cidade de pouco mais de 300 mil habitantes oferece poucos atrativos turísticos fora da época da Semana Santa e do famoso São João.”, os dois pontos foram empregados para:

R:

 

 

Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
Veja também: