Atividade de português: Período simples – 9º ano

    Atividade de português, voltada para os alunos do nono ano do ensino fundamental, aborda o período simples. Quando um período se classifica dessa forma? Quando tem apenas uma oração! Vamos analisar os períodos simples que compõem o texto sobre a origem da palavra “forró”? Para isso, responda às variadas questões propostas!

    Esta atividade de língua portuguesa está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Faça o download desse exercício de português em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:   

Leia:

For all ou forrobodó

    Desde a origem do nome, há mais de uma narrativa sobre a palavra forró. Conforme o maestro Marcos Farias, o compositor e instrumentista Sivuca (1930-2006) defendia a tese de que a palavra tem como origem a expressão em inglês “for all”.

    O termo teria sido forjado ainda no século 19 por causa da presença de trabalhadores ingleses na instalação de ferrovias e de fábricas de tecelagem no Nordeste. “Se produzia mais algodão em Campina Grande que em Liverpool”, costumava explicar Sivuca, segundo o maestro.

    A versão da origem anglófila da palavra forró foi atualizada no século 20. Há quem diga que o termo teria surgido na 2ª Guerra Mundial em Natal. A capital do Rio Grande Norte recebeu 10 mil soldados norte-americanos na época do conflito. Essa versão é ilustrada no filme For All – O Trampolim da Vitória (1997), de Buza Ferraz e Luiz Carlos Lacerda.

    O etnomusicólogo Carlos Sandroni, professor do Departamento de Música da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e responsável pela pesquisa do Iphan, descarta essa versão. Segundo ele, desde o século 19, há uso da palavra forró “para designar uma festa popular com dança, com música e com bebida”.

    O especialista também lembra que “edição de dicionário de 1912 tem a palavra forrobodó. Na edição do ano seguinte, já tem forrobodó e forró. Ao que tudo indica, forró é uma abreviação de forrobodó”. Conforme o filólogo Evanildo Bechara, forrobodó é originado da palavra galega forbodó.

    Além da filologia, geografia e história da música descartariam a formação da palavra forró a partir da expressão inglesa “for all”. Sandroni tem como hipótese que o forró nasce longe do litoral de Natal. As matrizes originais estariam no interior do Nordeste em uma área hoje tida como o sertão de Pernambuco Paraíba e Ceará.

Disponível em: <http://agenciabrasil.ebc.com.br>.

 

Questões

Questão 1 – Um período é simples quando tem apenas uma oração. Identifique-o:

(     ) “A versão da origem anglófila da palavra forró foi atualizada no século 20.”

(     ) “O especialista também lembra que “edição de dicionário de 1912 tem a palavra forrobodó.”

(     ) “Sandroni tem como hipótese que o forró nasce longe do litoral de Natal.”

 

Questão 2 – No período simples “Desde a origem do nome, há mais de uma narrativa sobre a palavra forró.”, o verbo foi empregado com o sentido de:

(     ) “fazer”.

(     ) “existir”.

(     ) “acontecer”.

 

Questão 3 – No período simples “A capital do Rio Grande Norte recebeu 10 mil soldados norte-americanos na época do conflito.”, o verbo exprime:

(     ) um fato concluído na época do conflito.

(     ) um fato hipotético na época do conflito.

(     ) um fato previsível na época do conflito.

 

Questão 4 – O período simples “Essa versão é ilustrada no filme For All – O Trampolim da Vitória (1997), de Buza Ferraz e Luiz Carlos Lacerda.” foi construído:

(     ) na voz ativa.

(     ) na voz passiva.

(     ) na voz reflexiva.

 

Questão 5 – Releia este período simples:

“O etnomusicólogo Carlos Sandroni, professor do Departamento de Música da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e responsável pela pesquisa do Iphan, descarta essa versão.”

No período simples acima, o trecho destacado desempenha a função de:

(     ) aposto.

(     ) vocativo.

(     ) predicativo do sujeito.

 

Questão 6 – No período simples “Na edição do ano seguinte, já tem forrobodó e forró.”, a vírgula:

(     ) separa um adjunto adverbial de lugar.

(     ) separa um adjunto adverbial de modo.

(     ) separa um adjunto adverbial de tempo.

 

Questão 7 – O período simples que encerra o texto foi transcrito sem as vírgulas. Coloque-as:

“As matrizes originais estariam no interior do Nordeste em uma área hoje tida como o sertão de Pernambuco Paraíba e Ceará.”

 

 

Por Denyse Lage Fonseca – Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
Veja também: