Atividade de português, dirigida aos alunos do oitavo ano, aborda o período simples. Mas, eis a pergunta: quando um período é simples? Quando tem uma oração, tem um sujeito ou tem um complemento? Descubra, respondendo às questões com base no curioso texto Quem inventou a hora?
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Quem inventou a hora?
A primeira marcação de tempo foi feita pelos egípcios, por volta de 3.500 antes de Cristo. A partir de um obelisco (objeto comprido posto no chão), eles perceberam que, em determinado horário do dia, a luz solar ficava mais forte e a sombra do obelisco mais curta. A esse período foi dado o nome de meio-dia. Depois, dividiram o período em 12 partes (seis antes e seis depois do meio-dia). Então, atribuíram ao período da noite a mesma quantidade de partes dada ao dia – criando, assim, as 24 horas, usadas até hoje.
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Questões
Questão 1 – Aponte a passagem que consiste em um período simples:
( ) “[…] eles perceberam que, em determinado horário do dia, a luz solar ficava mais forte […]”
( ) “Depois, dividiram o período em 12 partes (seis antes e seis depois do meio-dia).”
( ) “Então, atribuíram ao período da noite a mesma quantidade de partes dada ao dia […]”
Questão 2 – Na passagem apontada anteriormente, o sujeito que compõe o período simples é:
( ) simples
( ) oculto
( ) indeterminado
Questão 3 – O período simples que introduz o texto acima foi construído na voz passiva. Assinale a alternativa em que ele foi reescrito na voz ativa:
( ) “Os egípcios faziam a primeira marcação de tempo, por volta de 3.500 antes de Cristo.”
( ) “Os egípcios fariam a primeira marcação de tempo, por volta de 3.500 antes de Cristo.”
( ) “Os egípcios fizeram a primeira marcação de tempo, por volta de 3.500 antes de Cristo.”
Questão 4 – No período simples “A esse período foi dado o nome de meio-dia.”, a locução verbal indica um fato:
( ) concluído
( ) inacabado
( ) hipotético
Questão 5 – Pode-se concluir que o período é simples quando:
( ) tem uma oração.
( ) tem um sujeito.
( ) tem um complemento.
Por Denyse Lage Fonseca – Graduada em Letras e especialista em educação a distância.