Atividade de português, focada nos alunos do nono ano do ensino fundamental, sobre período composto. Vamos analisar esse período no texto que nos apresenta o filme Patos!? Para tanto, responda às questões propostas! BNCC 9º ano: EF09LP03, EF09LP05 e EF09LP11.
Você pode baixar esta atividade de língua portuguesa em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.
Faça o download desse exercício de português em:
- Word: Atividade de português: Período composto – 9º ano – Modelo editável
- PDF: Atividade de português: Período composto – 9º ano – Para imprimir
- Gabarito: Atividade de português: Período composto – 9º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
“Patos!”
As migrações são um período crítico para as aves pois exigem muito esforço físico. O pato-real, por exemplo, pode voar mais de mil quilômetros para alcançar um bom local para passar o inverno. Outras espécies podem ir bem mais longe. Além de vencer as distâncias, as aves também enfrentam perigos diversos ao longo de suas jornadas, como predadores e tempestades. As aves migratórias também precisam encontrar alimento e locais adequados para parar e descansar, algo cada vez mais raro. Além disso, as luzes das cidades podem atrapalhar muito as aves que migram à noite. O filme “Patos!” mostra algumas dessas ameaças.
Natália Allenspach. Disponível em: <https://apassarinhologa.com.br/filme-infantil-patos/>.
(Fragmento com adaptação).
Questões
Questão 1 – Identifique o período composto:
( ) “Outras espécies podem ir bem mais longe.”
( ) “Além disso, as luzes das cidades podem atrapalhar muito as aves que migram à noite.”
( ) “O filme “Patos!” mostra algumas dessas ameaças.”
Questão 2 – Por que o período identificado acima é composto?
Questão 3 – O período composto a seguir foi transcrito sem a vírgula. Coloque-a:
“As migrações são um período crítico para as aves pois exigem muito esforço físico.”
Questão 4 – No período composto “Além de vencer as distâncias, as aves também enfrentam perigos diversos ao longo de suas jornadas, como predadores e tempestades.”, “como”:
( ) indica uma causa.
( ) introduz uma exemplificação.
( ) estabelece uma comparação.
Questão 5 – Observe:
“As aves migratórias também precisam encontrar alimento e locais adequados para parar e descansar, algo cada vez mais raro.”
Nesse período composto, a conjunção “e” expressa a ideia de:
Por Denyse Lage Fonseca
Formada em Letras e especialista em educação.