Atividade de Português: Parônimos ou homônimos – 2º ano do ensino médio

    Atividade de Português, para alunos que estão no segundo ano do ensino médio, sobre parônimos e homônimos. São vinte e uma frases com a possibilidade de utilizar a grafia correta, de acordo com o contexto. Por exemplo, um moça que entra em uma loja e rouba uma bolsa “infringiu” ou “infligiu” as leis?  Dá uma espiada, professor(a) e faça um ótimo trabalho!  🙂  🙂  🙂 

     É possível fazer download desta atividade de língua portuguesa em Word (modelo que pode ser editado) e em PDF (modelo pronto para imprimir), está disponível também a atividade respondida. 

 

 

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ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:

 

ATIVIDADE SOBRE PARÔNIMOS E HOMÔNIMOS:

 

Sublinhe a palavra adequada e correta ao contexto:

 1)  O vulcão poderia entrar em erupção, era um perigo (eminente/iminente).

2)  O político corrupto foi pego em (flagrante / fragrante) pela polícia.

3)  Vejo que o castigo não (surtiu / sortiu) efeito esperado.

4)  Precisamos abastecer a (dispensa / despensa) com bebidas para a festa.

5)  O corpo (discente / docente) fez questão de homenagear o paraninfo com um presente, por sua dedicação durante o ano.

6)  O juiz (retificou / ratificou) o pedido de exclusão da multa aplicada.

7)  Os (emigrantes / imigrantes) colaboraram pouco para o progresso do Brasil.

8)  Uma inflamação no nervo (óptico / ótico) não me permite enxergar bem.

9)  Por ter (infligido / infringido) a norma, foi-lhe (infringido/infligido) uma penalidade de acordo com a lei.

10)  O submarino (emergiu / imergiu) das profundezas do mar.

11)  Eu sou ( espectador / expectador) do teu sucesso no vestibular ou ENEM.

12)  Faltam sucos de uva integral na ( dispensa / despensa ) do restaurante.

13)  Abandonaram uma soma ( vultosa / vultuosa ) de grana, porque queriam escapar do ( flagrante / fragrante ).

14)  Ela irá ( coser / cozer ) as roupas do marido.

15) (Coser, Cozer )  os alimentos para ele, tudo isso lhe dava alegria!

16)  É preciso ( concertar / consertar ) as falhas deste namoro!

17)  O cidadão não deve ( infringir / infligir ) os bons costumes.

18)  Ele foi ( tachado / taxado ) injustamente de corrupto.

19)  Após o incidente, eu ( ratifiquei / retifiquei ) meus erros, pois fui negligente.

20)  Cabe ao Estado ( infringir / infligir ) as leis preestabelecidas.

21)  O ato de (descriminação / discriminação ) é considerado crime no Brasil.

 

BOM TRABALHO !

 

Por  André Tarragô Martins  –  professor de ensino médio e fundamental de Língua Portuguesa e Mestre em Letras na área de Linguagem, Interação e Processos de Aprendizagem. Além disso, é músico e jornalista. Atua em pré-vestibulares, pré-concursos, aulas particulares, elaboração de provas de concursos e é criador de conteúdo para o Portal www.acessaber.com.br.     

André Martins: André Tarragô Martins é professor de ensino médio e fundamental de Língua Portuguesa e Mestre em Letras na área de Linguagem, Interação e Processos de Aprendizagem. Além disso, é músico e jornalista. Atua em pré-vestibulares, pré-concursos, escola de ensino médio e fundamental, aulas particulares e elaboração de provas de concursos.
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