Início Atividades Atividade de português: Palavras oxítonas – 7º ano

Atividade de português: Palavras oxítonas – 7º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de português, voltada aos alunos do sétimo ano, visa ao estudo da acentuação (palavras oxítonas). Lembra-se delas? São aquelas palavras em que a última sílaba é pronunciada com mais força! As questões propostas baseiam-se no texto que nos conta sobre o interessante livro Itaí, a carinha pintada, de Antônio Juraci Siqueira! Vamos lá?

    Esta atividade de língua portuguesa está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Baixe esse exercício de português em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:    

Leia:

 

Paredes que contam histórias

Conheça uma pintura rupestre que esclarece muito sobre o passado do Brasil

    Dizem por aí que as paredes têm ouvidos. Eu, porém, acho que elas podem ter olhos, braços, pernas, um corpo inteiro e até contar histórias! Pelo menos foi o que concluí depois de ler Itaí, a carinha pintada, de Antônio Juraci Siqueira.

    Itaí é uma pintura rupestre feita há muito tempo nas cavernas de Monte Alegre, na fronteira entre Amazonas e Pará. Depois de observar o que acontecia à sua volta por muitos e muitos anos, ela resolveu contar o que viu e ouviu por aí.

    Aposto que você vai adorar conhecer a história de quem desenhou Itaí e outras figuras nas paredes das cavernas, além de descobrir como a criação delas se mistura com a história do Brasil. 

Disponível em: <http://chc.org.br>.

 

Questões

Questão 1 – O nome da pintura rupestre, protagonista do livro Itaí, a carinha pintada, é:

(     ) oxítono

(     ) paroxítono

(     ) proparoxítono

 

Questão 2 – No trecho “[…] um corpo inteiro e até contar histórias!”, a palavra oxítona “até”:

(     ) realça uma ideia.

(     ) indica um lugar.

(     ) exprime a noção de inclusão.

 

Questão 3 – Na passagem “Pelo menos foi o que concluí depois de […]”, o verbo oxítono “concluí” tem como sujeito:

(     ) “Eu” [autor do texto acima]

(     ) “Eu” [autor do livro Itaí, a carinha pintada]

(     ) “Eu” [Itaí, protagonista do livro Itaí, a carinha pintada]

 

Questão 4 – A palavra destacada é oxítona neste fragmento da resenha:

(     ) “Dizem por aí que as paredes têm ouvidos.”

(     ) “Eu, porém, acho que elas podem ter olhos […]”

(     ) “[…] ela resolveu contar o que viu e ouviu por .”

 

Questão 5 – Em “Aposto que você vai adorar conhecer a história […]”, o vocábulo oxítono “você”:

(     ) deve ser empregado em situações formais de uso da língua.

(     ) deve ser empregado em situações informais de uso da língua.

(     ) deve ser empregado em situações formais e informais de uso da língua.

 

Por Denyse Lage Fonseca 
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Deixe um Comentário