Início Série5º ano Atividade de português: Palavras acentuadas – 5º ano

Atividade de português: Palavras acentuadas – 5º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de português, focada nos alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre palavras acentuadas. Vamos analisá-las no texto Como os peixes se comunicam com seus vizinhos de cardume? Para isso, responda às questões propostas!

    Você pode baixar esta atividade de língua portuguesa em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Faça o download desse exercício de português em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME: 

Leia:

Como os peixes se comunicam com seus vizinhos de cardume?

    Cada peixe coordena seu movimento com o do vizinho através de uma combinação de contato visual e ação de sua linha lateral, um órgão que existe ao longo de cada lado do corpo dos peixes e pode sentir mudanças de pressão extremamente sutis na água ao redor.

    Se um vizinho se virar ou acelerar, por exemplo, o outro peixe sentirá na linha lateral e poderá responder de acordo. Nesse sistema, o número de vizinhos a que cada peixe presta atenção ajuda a determinar o tamanho do grupo e o grau de coordenação.

Verônica Soares. Fragmento de “Por que e como os peixes nadam em cardumes?”. Disponível em: <https://minasfazciencia.com.br/>.

 

Questões

Questão 1 – A palavra, grifada no trecho “[…] através de uma combinação de contato visual […]”, tem como sílaba tônica:

(     ) “a”.

(     ) “tra”.

(     ) “vés”.

 

Questão 2 – Tendo em vista a resposta acima, pode-se afirmar que “através” é uma palavra:

(     ) oxítona.

(     ) paroxítona.

(     ) proparoxítona.

 

Questão 3 – A palavra paroxítona “água” é acentuada porque:

(     ) termina em “a”.

(     ) termina em vogal.

(     ) termina em ditongo.

 

Questão 4 – Em “[…] o outro peixe sentirá na linha lateral e poderá responder de acordo.”, as palavras oxítonas acentuadas são verbos que indicam:

(     ) o tempo passado.

(     ) o tempo presente.

(     ) o tempo futuro.

 

Questão 5 – No trecho abaixo, há uma palavra proparoxítona. Sublinhe-a:

“Nesse sistema, o número de vizinhos a que cada peixe presta atenção ajuda a determinar o tamanho do grupo e o grau de coordenação.”

 

 

Por Denyse Lage Fonseca

Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

4 comentários

Lorena 16 de março - 10:05

otima aula de reforco

Responder
Denyse Lage Fonseca 18 de março - 11:34

Oi, Lorena!

Agradecemos o registro de seu comentário!

Volte sempre!

Denyse

Responder
ROSANE 18 de março - 6:19

MUITO OBRIGADA ADOREI.

Responder
Denyse Lage Fonseca 18 de março - 11:36

Oi, Rosane!

Adoramos saber disso!

Agradecemos a presença!

Volte sempre!

Denyse

Responder

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