Atividade de português, indica para os estudantes do 9º ano, propõe o estudo das grafias dos porquês, por meio de fragmento do romance Triste fim de Policarpo Quaresma, escrito por Lima Barreto.
Esta atividade de língua portuguesa está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.
Baixe esta atividade em:
- Word: Atividade de português: Os porquês – 9º ano – Modelo editável
- PDF: Atividade de português: Os porquês – 9º ano – Pronta para imprimir
- Gabarito: Atividade de português: Os porquês – 9º ano – Com resposta
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia este fragmento do romance Triste fim de Policarpo Quaresma, de Lima Barreto:
O que mais a impressionou no passeio foi a miséria geral, a falta de cultivo, a pobreza das casas, o ar triste abatido da gente pobre. Educada na cidade, ela tinha dos roceiros ideia de que eram felizes, saudáveis e alegres. Havendo tanto barro, tanta água, por que as casas não eram de tijolos e não tinham telhas? Era sempre aquele sapê sinistro e aquele “sopapo” que deixava ver a trama de varas, como o esqueleto de um doente. Por que ao redor dessas casas, não havia culturas, uma horta, um pomar? Não seria tão fácil, trabalho de horas? E não havia gado, nem grande nem pequeno. Era raro uma cabra, um carneiro. Por quê? Mesmo nas fazendas, o espetáculo não era mais animador. […]
Triste fim de Policarpo Quaresma. São Paulo: Brasiliense, 1978.
Questões
Questão 1 – Explique a grafia do “porquê” nos seguintes trechos:
a) “Havendo tanto barro, tanta água, por que as casas não eram de tijolos e não tinham telhas?”
b) “Era raro uma cabra, um carneiro. Por quê?”
Questão 2 – Em “Era sempre aquele sapê sinistro e aquele “sopapo” que deixava ver a trama de varas, como o esqueleto de um doente.”, o termo destacado indica uma:
a) comparação
b) exemplificação
c) conformidade
d) conclusão
Questão 3 – “Por que ao redor dessas casas, não havia culturas, uma horta, um pomar?”. Explique o emprego do verbo “haver” no singular nessa passagem:
Questão 4 – No segmento “E não havia gado, nem grande nem pequeno.”, os elementos sublinhados expressam:
a) oposição
b) condição
c) adição
d) consequência
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.
1 comentário
Muito boas e preciso de mais dicas, pois trabalho como professora polivalente e gostei de suas tarefas.