Início Atividades Atividade de português: Os porquês – 9º ano

Atividade de português: Os porquês – 9º ano

por Denyse Lage Fonseca

     Atividade de português, indica para os estudantes do 9º ano, propõe o estudo das grafias dos porquês, por meio de fragmento do romance Triste fim de Policarpo Quaresma, escrito por Lima Barreto.

    Esta atividade de língua portuguesa está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Baixe esta atividade em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:   

Leia este fragmento do romance Triste fim de Policarpo Quaresma, de Lima Barreto:

    O que mais a impressionou no passeio foi a miséria geral, a falta de cultivo, a pobreza das casas, o ar triste abatido da gente pobre. Educada na cidade, ela tinha dos roceiros ideia de que eram felizes, saudáveis e alegres. Havendo tanto barro, tanta água, por que as casas não eram de tijolos e não tinham telhas? Era sempre aquele sapê sinistro e aquele “sopapo” que deixava ver a trama de varas, como o esqueleto de um doente. Por que ao redor dessas casas, não havia culturas, uma horta, um pomar? Não seria tão fácil, trabalho de horas? E não havia gado, nem grande nem pequeno. Era raro uma cabra, um carneiro. Por quê? Mesmo nas fazendas, o espetáculo não era mais animador. […]

   Triste fim de Policarpo Quaresma. São Paulo: Brasiliense, 1978.

 

Questões

Questão 1 – Explique a grafia do “porquê” nos seguintes trechos:

a) “Havendo tanto barro, tanta água, por que as casas não eram de tijolos e não tinham telhas?”

 

b) “Era raro uma cabra, um carneiro. Por quê?”

  

Questão 2 – Em “Era sempre aquele sapê sinistro e aquele “sopapo” que deixava ver a trama de varas, como o esqueleto de um doente.”, o termo destacado indica uma:

a) comparação

b) exemplificação

c) conformidade

d) conclusão

 

Questão 3 – “Por que ao redor dessas casas, não havia culturas, uma horta, um pomar?”. Explique o emprego do verbo “haver” no singular nessa passagem:

  

Questão 4 – No segmento “E não havia gado, nem grande nem pequeno.”, os elementos sublinhados expressam:

a) oposição

b) condição

c) adição

d) consequência

 

 

Por Denyse Lage Fonseca 
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

1 comentário

maria iracilda Araújo Daniel 12 de novembro - 21:23

Muito boas e preciso de mais dicas, pois trabalho como professora polivalente e gostei de suas tarefas.

Responder

Deixe um Comentário