Início Atividades Atividade de português: Os porquês – 1º ano do Ensino Médio

Atividade de português: Os porquês – 1º ano do Ensino Médio

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de português, dirigida aos alunos do primeiro ano do ensino médio, visa ao estudo dos “porquês”. Junto ou separado? Com ou sem acento? Ficou na dúvida? Então, não deixe de fazer a atividade a seguir, que explora as quatro grafias do “porquê”! As desafiadoras questões baseiam-se no texto Água no copinho plástico? Tô fora!

    Você pode baixar esta atividade de português em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Faça o download desse exercício de português em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME: 

Leia:

Água no copinho plástico? Tô fora!

    Você é adepto da campanha da caneca no escritório? Ou passa o dia bebendo água em copo de plástico? Pois é. Quem diria que um ato tão corriqueiro e essencial poderia se transformar num atentado contra a natureza – e o bom senso!

    Sim, porque produzir lixo a cada 4 ou 5 goles de água é de engasgar. Há até quem diga que “não tem problema, o copo vai para a reciclagem”. Mas, gente, se dá para evitar o consumo e a geração de lixo, ___________ ficar brincando de fazer castelinho de plástico?!

    Que tal lançar a campanha da caneca no seu trabalho? Cada um leva de casa uma caneca de cerâmica, vidro, plástico, ágata sei lá, e mata a sede sem produzir lixo. Simples, indolor e muito civilizado.

Disponível em: <http://prainhadoriodopeixe.blogspot.com>.

 

Questões

 

Questão 1 –  Na passagem “Sim, porque produzir lixo a cada 4 ou 5 goles de água é de engasgar.”, o termo destacado introduz:

(     ) uma explicação

(     ) uma conclusão

(     ) uma oposição

 

Questão 2 – Na passagem acima, “porque” tem o sentido de:

(     ) portanto

(     ) e

(     ) pois

 

Questão 3 – O espaço indicado no texto deve ser preenchido com:

(     ) “porquê”

(     ) “por que”

(     ) “por quê”

 

Questão 4 – O termo, identificado na questão anterior, é:

(     ) uma conjunção subordinativa causal

(     ) um pronome interrogativo

(     ) um advérbio interrogativo

 

Questão 5 – Complete com “porque”, “porquê”, “por que” ou “por quê”:

a) Eu não sei o ______________ de ele passar o dia bebendo água em copo de plástico…

b) Os funcionários levam caneca _______________ se preocupam muito com o meio ambiente!

c) _______________ produzir tanto lixo diariamente?

d) Eles não aderiram à campanha do caneco no escritório e eu não sei _________________.

 

Por Denyse Lage Fonseca 
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Deixe um Comentário