Início Atividades Atividade de português: Onomatopeia – 8º ano

Atividade de português: Onomatopeia – 8º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de português solicita, aos alunos do 8º ano, a identificação dos efeitos de sentido gerados pelas onomatopeias, presentes no texto que divulga o livro Jornada, escrito por Aaron Becker. 

    Esta atividade de língua portuguesa está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Baixe esta atividade de português em:

 

ESCOLA:                                                                                                                                             DATA:

PROF:                                                                                                                                                  TURMA:

NOME:

Leia:

Desenho encantado

Um lápis pode levar você para um mundo mágico, acredita?

    Para a menina desta história, bastou desenhar uma porta com um lápis vermelho e… ploft! A porta abriu e ela entrou em um mundo encantado. Desenhou um barco e… splash! Iniciou um passeio por mares nunca antes navegados, até chegar a um castelo fantástico.

    No castelo, ela vive muitas aventuras, perigos e até livra alguém do cativeiro, imagine! Mas, explorando o local recém-descoberto, nossa aventureira acaba ficando mais e mais distante da porta por onde chegou ao tal mundo encantado. O que acontece, então?  Viaje por esse livro sem uma palavra, mas com desenhos que vão levar você para uma jornada inesquecível!

Jornada

Disponível em: http://chc.org.br/desenho-encantado.

 

Questões

Questão 1 – Identifique os efeitos de sentido gerados pelas onomatopeias no texto:

R:

 

Questão 2 – “Viaje por esse livro sem uma palavra, mas com desenhos que vão levar você para uma jornada inesquecível!”. O tom desse segmento, criado pelo imperativo, é o de:

a) convite

b) ordem

c) pedido

d) conselho

 

Questão 3 – Em “[…] nossa aventureira acaba ficando mais e mais distante da porta por onde chegou ao tal mundo encantado.”, a repetição do “mais” reforça a ideia de:

a) adição

b) intensidade

c) oposição

d) finalidade

 

Questão 4 – As reticências indicam no contexto acima:

a) uma interrupção do pensamento.

b) um espaço para a interpretação pessoal.

c) uma continuidade da ação.

d) um clima de suspense.

 

Por Denyse Lage Fonseca 
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

1 comentário

Ana Lúcia da Silva 21 de agosto - 15:05

Muito bom.Excelentes atividades.Gostaria de receber atividades de português de 6°e 7°anos.

Responder

Deixe um Comentário