Atividade de português, dirigida aos alunos do sétimo ano do ensino fundamental, sobre monossílabos tônicos acentuados. Que tal analisá-los no texto Quebra cabeça debaixo d’água? Para tanto, responda às questões propostas!
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Leia:
Quebra cabeça debaixo d’água
Mas como e possível realizar escavações embaixo d’água? Em primeiro lugar, o arqueólogo se prepara com roupas de mergulho e reservatórios de ar. No lugar de pás, ele carrega a sugadora, aparelho que mais se parece com um aspirador de pó. A sugadora, aliás, é sua grande aliada – consegue imaginar por quê? Porque embaixo d’água o trabalho deve ser feito com mais cuidado e de forma mais lenta: há um grande risco de o sedimento que recobre o objeto escavado levantar e atrapalhar a visibilidade.
Disponível em: <https://cienciahoje.periodicos.capes.gov.br/storage/acervo/chc/chc_215.pdf>.
Questões
Questão 1 – Identifique o trecho, em que o monossílabo tônico foi transcrito sem o acento:
( ) “Mas como e possível realizar escavações embaixo d’água?”
( ) “[…] o arqueólogo se prepara com roupas de mergulho e reservatórios de ar.”
( ) “Porque embaixo d’água o trabalho deve ser feito com mais cuidado […]”
Questão 2 – O monossílabo tônico acentuado, presente no trecho identificado acima, é:
( ) um verbo.
( ) um substantivo.
( ) uma preposição.
Questão 3 – O fragmento “[…] aparelho que mais se parece com um aspirador de pó.” apresenta um monossílabo tônico acentuado. Justifique essa acentuação:
Questão 4 – Assinale o segmento que contém um monossílabo tônico acentuado:
( ) “Quebra cabeça debaixo d’água”.
( ) “No lugar de pás, ele carrega a sugadora […]”
( ) “A sugadora, aliás, é sua grande aliada […]”
Questão 5 – Releia:
“[…] há um grande risco de o sedimento que recobre o objeto escavado levantar […]”
Por que o monossílabo tônico usado nessa passagem é acentuado?
Por Denyse Lage Fonseca
Formada em Letras e especialista em educação.