Atividade de português: Modos do verbo – 9º ano

    Atividade de português, focada nos alunos do nono ano do ensino fundamental, aborda os modos do verbo. Indicativo, subjuntivo e imperativo! Quais ideias eles expressam? Vamos aprender? Para tanto, responda às variadas questões que exploram os modos verbais no texto Por que existe o nevoeiro?

    Você pode baixar esta atividade de língua portuguesa em modelo do Word que pode ser modificado, pronto para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Faça o download desse exercício de português em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME: 

Leia:

Por que existe o nevoeiro?

            Quem pensa que o nevoeiro é mero efeito especial de filme de terror ou de suspense está enganado. Por mais que sugira certo mistério, nevoeiro tem a ver com a umidade do ar.

            O nevoeiro se forma quando o vapor d’água presente na atmosfera passa do estado gasoso para o estado líquido. Portanto, aquela névoa, que por vezes parece caminhar, nada mais é do que um aglomerado de gotículas, ou melhor, uma nuvem que se forma muito próximo da superfície terrestre.

            Nevoeiro é algo muito parecido com aquela fumaça que se forma no banheiro quando tomamos banho quente. O que vemos no banheiro é, também, uma porção de gotículas de água flutuando no ar. Quer uma prova? Use o seu dedo para desenhar no espelho embaçado, ou seja, cheio de gotículas coladas nele: o dedo deixa ou não deixa um rastro molhado?

            As gotículas de água que compõem o nevoeiro só se formam quando o ar do ambiente não é mais capaz de suportar tanto vapor d’água. Em outras palavras, quando o ar fica saturado pelo vapor – lembrando que quanto mais quente for o ar, mais vapor ele consegue absorver.

            Só há duas formas pelas quais os nevoeiros aparecem: acrescentando vapor no ar – como no caso do banho quente – e pelo resfriamento do ar – como ocorre nas noites em que a temperatura se apresenta bem mais baixa que a do dia.

Ricardo de Camargo. Revista “Ciência Hoje das Crianças”. Edição 207. Disponível em: <http://capes.cienciahoje.org.br>.

 

Questões

Questão 1 – Identifique com um traço o verbo nesta passagem do texto:

“Nevoeiro é algo muito parecido com aquela fumaça […]”

 

O verbo está no modo indicativo para exprimir:

(     ) uma ordem.

(     ) uma certeza.

(     ) uma possibilidade.

 

Questão 2 – Aponte o trecho que apresenta um verbo no imperativo:

(     ) “Quem pensa que o nevoeiro é mero efeito especial de filme de terror […]”

(     ) “[…] uma nuvem que se forma muito próximo da superfície terrestre.”

(     ) “Use o seu dedo para desenhar no espelho embaçado […]”

 

Questão 3 – No trecho apontado acima, o verbo no imperativo indica:

(     ) pedido.

(     ) sugestão.

(     ) recomendação.

 

Questão 4 – No período “Por mais que sugira certo mistério, nevoeiro tem a ver com a umidade do ar.”, o verbo no modo subjuntivo “sugira” refere-se ao sujeito:

(     ) “certo mistério”.

(     ) “nevoeiro”.

(     ) “a umidade do ar”.

 

Questão 5 – No segmento “[…] quanto mais quente for o ar, mais vapor ele consegue absorver.”, o verbo no subjuntivo “for” compõe uma frase que exprime:

(     ) condição.

(     ) proporção.

(     ) comparação.

 

Questão 6 – Na parte “Só duas formas […]”, o sujeito do verbo no indicativo grifado é:

(     ) oculto.

(     ) inexistente.

(     ) indeterminado.

 

Questão 7 – Em “[…] a temperatura se apresenta bem mais baixa que a do dia.”, o verbo no indicativo foi empregado:

(     ) na voz ativa.

(     ) na voz passiva.

(     ) na voz reflexiva.

 

Questão 8 – Os verbos analisados anteriormente estão presentes no texto que objetiva:

(     ) explicar algo.

(     ) expor uma opinião.

(     ) noticiar uma descoberta.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
Veja também: