Atividade de português, voltada aos alunos do sétimo ano, visa ao estudo de “mas” ou “mais”. Você tem dúvida quanto ao emprego dessas palavras tão parecidas? Então, não deixe de responder às questões sobre o texto que nos conta a origem do “sanduíche”. Que tal conhecer?
Esta atividade de língua portuguesa está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.
Faça o download desse exercício de português em:
- Word: Atividade de português: Mas ou mais – 7º ano – Modelo editável
- PDF: Atividade de português: Mas ou mais – 7º ano – Pra imprimir
- Gabarito: Atividade de português: Mas ou mais – 7º ano – Com resposta
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
O sanduíche
Uma das maiores invenções da humanidade não foi a roda, o avião ou o raio laser, mas o sanduíche.
O sanduíche nasceu quando o quarto Conde de Sandwittch, ainda no século XVIII, em vez de enfrentar a preguiça de um jantar formal, ordenou a seu criado que fizesse “qualquer coisa” simples e rápida. Ele queria matar a fome sem abandonar o que estava fazendo – dizem que jogava cartas de baralho.
Quase em pânico, o criado apanhou duas fatias de pão e enfiou entre elas um naco de presunto. O Conde nunca _______ jantou – só comeu sanduíches.
De lá para cá, as pessoas ficaram muito _______ ocupadas que o nobre inglês e a criação do criado virou mania universal. Atraente pelo visual, simples, o sanduíche viu passar dois séculos incorporando à sua fórmula básica tudo o que se possa imaginar de comestível.
Disponível em: <https://www.sanduicheprimavera.com.br>.
Questões
Questão 1 – No primeiro período, a conjunção “mas” estabelece a relação de:
( ) adição
( ) oposição
( ) conclusão
Questão 2 – Os espaços, indicados no texto, devem ser preenchidos com:
( ) “mas” e “mais”
( ) “mais” e “mas”
( ) “mais” e “mais”
Questão 3 – Suponha que o autor do texto queira intensificar o sentido dos adjetivos “simples” e “rápida”. Para isso, ele deve completar esta frase com “mas” ou “mais”?
O Conde ordenou a seu criado que fizesse “qualquer coisa” _______ simples e rápida.
Questão 4 – O termo que completou a frase, presente na questão anterior, funciona como:
( ) advérbio
( ) conjunção aditiva
( ) conjunção adversativa
Questão 5 – Complete com “mas” ou “mais”:
a) Os sanduíches estão deliciosos! ________, já estou satisfeita!
b) Os sanduíches haviam acabado. ________, eles prepararam ________.
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.