Atividade de português: Locuções – 8º ano

    Atividade de português, focada nos alunos do oitavo ano do ensino fundamental, sobre locuções. Que tal analisá-las no texto Capivara? Para tanto, responda às questões propostas!

    Você pode baixar esta atividade de língua portuguesa em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download desse exercício de português em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME: 

Leia:

Capivara

    Considerado o maior roedor do mundo, a capivara é uma espécie abundante no Brasil e está presente inclusive em áreas urbanas. O que justifica a sua presença em ambientes completamente inesperados é o fato de que ela tem facilidade para se adaptar a diversos locais. Basta ter água e capim para que o animal consiga viver bem e tranquilamente.

    O nome popular tem relação justamente com o hábito alimentar da espécie, em tupi guarani, “capivara” significa “comedor de capim”. De comportamento semiaquático, o animal foi descrito em 1766 como uma espécie de porco, e confundiu muitos cientistas na época, devido à aparência e ao porte.

Disponível em: <https://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/terra-da-gente>. (Com corte e adaptação).

 

Questões

Questão 1 – Grife a locução adjetiva a seguir:

“Considerado o maior roedor do mundo, a capivara é uma espécie abundante no Brasil e está presente inclusive em áreas urbanas.”

 

Questão 2 – Na passagem “Basta ter água e capim para que o animal consiga viver bem e tranquilamente.”, há uma locução conjuntiva. Identifique-a:

 

 

Questão 3 – A locução conjuntiva identificada acima introduz a ideia de:

(     ) adição.

(     ) condição.

   ) finalidade.

 

Questão 4 – Em “De comportamento semiaquático, o animal foi descrito em 1766 como uma espécie de porco […]”, a locução verbal está na voz:

(     ) ativa.

   ) passiva.

(     ) reflexiva.

 

Questão 5 – No fragmento “[…] confundiu muitos cientistas na época, devido à aparência e ao porte.”, a locução prepositiva estabelece a relação de:

(     ) modo.

(     ) causa.

(     ) tempo.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
Veja também: