Início Atividades Interpretação de texto: Namoro na Adolescência – 9º ano

Interpretação de texto: Namoro na Adolescência – 9º ano

por André Martins

    Atividade de interpretação de texto, indicada para alunos do nono ano do ensino fundamental, com questões sobre o texto “Namoro precoce entre jovens gera discussão entre pais e filhos”. Dá uma espiada, professor(a)!    🙂      🙂      🙂 

    Esta atividade de língua portuguesa está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

 

    Baixe este exercício de português em:

 

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:     

 

Namoro precoce entre jovens gera discussão entre pais e filhos

    “Toda menina que enjoa da boneca é o sinal que o amor já chegou ao coração”. Essa famosa música de Luiz Gonzaga tem sido uma realidade na vida de muitos adolescentes. Meninos e meninas entre 12 e 16 anos têm entrado em relacionamentos sérios cada vez mais cedo. E o dia 12 de junho será o primeiro Dia dos Namorados para muitos deles.
    Laryssa Oliveira, de 12 anos e Matheus Henrique, de 14 anos, estão juntos há 6 meses. Esse é o primeiro namoro do casal e consequentemente será a primeira vez que os pombinhos vão comemorar o Dia dos Namorados. A estudante diz que preferiu contar logo para a mãe sobre o início do relacionamento com Matheus.
    “Conheci ele na igreja que estou frequentando. Começamos a namorar e desde então percebi que estava rolando alguma coisa entre a gente. Sou bastante próxima da minha mãe e não quis esconder essa situação dela. Mesmo sendo muito nova, minha mãe aceitou o namoro e estamos bem juntos, não me arrependo de ter aberto o jogo. Hoje, namoro em casa e não preciso esconder nada de ninguém”, conta Oliveira.

Adaptado de www.g1.globo.com

 

RESPONDA ÀS PERGUNTAS REFERENTES AO TEXTO

 

1) A palavra precoce presente no título do texto é um adjetivo. Qual o sentido dela?

R:

 

2) O que o autor quis dizer com o trecho da música que inicia o texto?

R:

 

3) Qual foi a atitude da menina logo que começou a namorar?

R:

 

4) Onde foi que os namorados conheceram-se?

R:

 

5) Comente o que você achou da atitude da Laryssa sobre o namoro.

R:

 

6) A palavra que inicia o texto “Toda” poderia ser substituída por qual alternativa abaixo sem erro gramatical ou mudança de sentido?
a) Qualquer
b) Mesma
c) Outra
d) Nenhuma
e) Todas

 

7) De acordo com o texto, qual é a idade em que jovens começar a namorar sério cada vez mais cedo?
a) Qualquer idade.
b) Com mais de 16 anos.
c) De 12 a 16 anos.
d) De 13 a 17 anos.
e) A partir dos 13 anos.

 

8) “Conheci ele na igreja que estou frequentando”. De quem é essa fala?
a) Luiz Gonzaga.
b) Matheus.
c) Henrique.
d) Laryssa.
e) O autor do texto.

 

9) A criação deste texto surgiu com a intenção de publicar o quê?
a) Uma redação escolar.
b) Uma receita de bolo.
c) Um livro com uma história de amor.
d) Uma biografia.
e) Uma notícia.

10) Podemos entender que Laryssa e Matheus costumam se encontrar onde?
a) Somente na escola onde estudam.
b) Na igreja e na escola.
c) Na fazenda do avô de Matheus.
d) Na casa de Laryssa e na escola.
e) Na igreja e na casa de Laryssa.

 

 

Por  André Tarragô Martins  –  professor de ensino médio e fundamental de Língua Portuguesa e Mestre em Letras na área de Linguagem, Interação e Processos de Aprendizagem. Além disso, é músico e jornalista. Atua em pré-vestibulares, pré-concursos, aulas particulares, elaboração de provas de concursos e é criador de conteúdo para o Portal www.acessaber.com.br.     

10 comentários

Ludslene 27 de fevereiro - 14:37

estou precisando de modelos de prova de ensino religioso se vocês tiverem alguns mande para mim

Responder
CLEVERSON BARBOZA DE OLIVEIRA 9 de maio - 8:14

textos muito bons, me ajudam muito na minha prática em sala de aula.

Responder
Anônimo 20 de junho - 15:39

Eu como aluno do nono ano achei esse simulado algo muito fácil, devendo ser mais trabalhado em cima de perguntas mais complexas.

Responder
Andrew 20 de fevereiro - 9:48

Bom eu achei ótimo esse texto e a atividade que foi passada logo depois…

Responder
Andrew 20 de fevereiro - 9:53

Eu achei ótimo…

Responder
Vinícius 5 de março - 10:44

Cadê as respostas?

Responder
Rejane Torres Santos 7 de abril - 20:45

Excelente material! Obrigada por compartilhar!

Responder
Jullya Rodrigues do Carmo 6 de junho - 17:46

Eu como aluna de nono ano,achei muito simples as atividades,faltou elaboração e um certo grau de complexidade.

Responder
rogerio maia lameira 18 de abril - 20:58

material muito bom, esta me ajudando muito no meu trabalho em sala de aula.

Responder
vivianne 11 de setembro - 16:24

muito bom , obrigada

Responder

Deixe um Comentário