Atividade de português: Grau do adjetivo, superlativo absoluto – 1º ano do ensino médio

    Atividade de português, dirigida aos alunos do 1º ano do Ensino Médio, propõe o estudo do grau do adjetivo (superlativo absoluto), por meio do fragmento inicial do texto Marinhas, que nos conta sobre o “Projeto Tamar”. 

    Você pode baixar esta atividade de língua portuguesa em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Faça o download desta atividade em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:   

Leia o fragmento inicial do texto “Marinhas” sobre o “Projeto Tamar”:

    O espetáculo atrai a curiosidade de todos e acontece sempre durante os meses de setembro a março na costa brasileira, em especial do Rio de Janeiro a Sergipe: de repente, inocentes e indefesas tartaruguinhas recém-saídas de seus ovos correm desengonçadas na areia da praia em direção ao mar para ganhar as águas. A cada período de desova, são milhares delas seguindo em busca da vida. Infelizmente, a maioria não consegue atingir seu objetivo. Pode-se dizer que em seus pouquíssimos metros de existência, muitas das jovens tartarugas sucumbem nas garras de caranguejos, principalmente nas ilhas oceânicas. Já na água, as tartaruguinhas se veem às voltas com várias espécies de peixes que adoram saboreá-las. Não se pode discutir: é uma das leis da seleção natural, em que apenas alguns exemplares devem sobreviver e, assim, perpetuar a espécie.

      […]

Afonso Capelas Jr. Revista Horizonte Geográfico.

Questões

Questão 1 – No primeiro período do texto, os dois pontos introduzem:

a) uma descrição do espetáculo de desova das tartarugas.

b) uma observação científica.

c) uma explicação sobre a diversidade de animais marinhos.

d) uma opinião sobre o “Projeto Tamar”.

 

Questão 2 – Há uma opinião na passagem:

a) “A cada período de desova, são milhares delas seguindo em busca da vida.”

b) “Infelizmente, a maioria não consegue atingir seu objetivo.”

c) “[…] muitas das jovens tartarugas sucumbem nas garras de caranguejos […]”

d) “Já na água, as tartaruguinhas se veem às voltas com várias espécies de peixes […]”

 

Questão 3 – Assinale o segmento em que o referente “tartaruguinhas” é retomado por meio de um pronome oblíquo:

a) “A cada período de desova, são milhares delas seguindo em busca da vida.”

b) “Pode-se dizer que em seus pouquíssimos metros de existência […]”

c) “[…] muitas das jovens tartarugas sucumbem nas garras de caranguejos […]”

d) “[…] às voltas com várias espécies de peixes que adoram saboreá-las.”

 

Questão 4 – Identifique o trecho em que se registra o emprego do grau superlativo absoluto:

a) “de repente, inocentes e indefesas tartaruguinhas recém-saídas de seus ovos […]”

b) “[…] correm desengonçadas na areia da praia em direção ao mar para ganhar as águas.”

c) “Pode-se dizer que em seus pouquíssimos metros de existência […]”

d) “[…] muitas das jovens tartarugas sucumbem nas garras de caranguejos […]”

 

 

Por Denyse Lage Fonseca 
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
Veja também: