Atividade de Português para os alunos do sétimo ano do ensino fundamental. A primeira etapa vem com um pequeno texto criado pelo Professor André Martins para completar contextualmente o uso dos porquês, no segundo e último momento, ocorrem frases didáticas para reforçar o uso dos porquês mais utilizados. Dá uma espiadinha na atividade!
É possível fazer download desta avaliação em Word (modelo que pode ser editado) e em PDF (modelo pronto para imprimir), está disponível também a atividade respondida.
Baixe esta atividade em:
- Word: Atividade de Português: Grafia dos porquês com pequeno texto – 7º ano – Modelo editável
- PDF: Atividade de Português: Grafia dos porquês com pequeno texto – 7º ano – Pronto para imprimir
- Gabarito: Atividade de Português: Grafia dos porquês com pequeno texto – 7º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
LEIA O TEXTO A SEGUIR E COMPLETE COM OS PORQUÊS CORRETOS:
Havia uma escola muito legal, em uma cidade do interior, onde as crianças eram muito felizes. Certa vez, quando estavam rindo muito na sala, entrou uma professora e perguntou:
─ Estão rindo de quê?
─ Estão estudando para quê?
─ Estão estudando ____________?
Uma aluna muito extrovertida e simpática sai do meio do grupo risonho e responde à professora:
─ Olá! Estamos aprendendo brincando! Também estamos estudando Português, _____________será importante para nosso futuro.
(autor do texto: www.andremartinsprofessor.com.br)
1. Os porquês corretos para grafar os espaços acima são, nesta ordem:
a) por quê – porque
b) por que – porque
c) porque – porque
d) por quê – porquê
e) por quê – por quê
2. Complete os espaços com a grafia correta dos porquês:
1)_______________ Bárbara não veio à festa?
2) Bárbara não veio à festa_______________?
3)_______________os alunos estão felizes?
4) Os alunos estão felizes _______________?
5) Ninguém apareceu à aula, _____________era feriado.
6) Fernando não fez o trabalho,____________estava sem caneta.
Por André Tarragô Martins – professor de ensino médio e fundamental de Língua Portuguesa e Mestre em Letras na área de Linguagem, Interação e Processos de Aprendizagem. Além disso, é músico e jornalista. Atua em pré-vestibulares, pré-concursos, aulas particulares, elaboração de provas de concursos e é criador de conteúdo para o Portal www.acessaber.com.br.