Atividade de português: Gênero “Cardápio” – 4º ou 5º ano

    Atividade de português, indicada a alunos do quarto ou quinto ano do ensino fundamental, sobre o gênero textual cardápio. Ela tem o intuito de desenvolver nos estudantes as habilidades de leitura, interpretação e produção de cardápio, bem como reconhecer as características do gênero em questão. 

    Esta atividade de língua portuguesa está disponível para download em modelo editável do Word, pronto para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

 

    Baixe esta atividade em:

 

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:     

Gênero textual: Cardápio

    O cardápio é um gênero textual de cunho informativo/descritivo, seu principal objetivo é informar e orientar o consumidor sobre pratos e produtos oferecidos no estabelecimento. Os cardápios podem variar de acordo com o local e podem ser utilizados em restaurantes, bares, lanchonetes, sorveterias, etc.

    Geralmente a estrutura de um cardápio é organizada de maneira que o produto seja seguido de seu preço. Esses produtos geralmente são separados por categorias conforme segue modelo abaixo:

    As principais características contidas em um cardápio são:

– nome da empresa;

– categorias: alimentos, bebidas, etc.

– tipo do prato(pode vir especificando os alimentos- cozido, frito, etc.)

– o valor do prato e/ou alimento.

 

Analise o cardápio acima e responda:

1) Os cardápios, em geral, são divididos em seções. Por quê?

 

2) Dos itens apresentados acima, quais você escolheria para fazer uma refeição rápida?

 

3) Quais comidas são as mais caras nesse cardápio?

 

4) Quais alimentos são mais saudáveis os sucos, as massas ou os itens da entrada?

 

5) No cardápio do “Restaurante do Povo” qual alimento é o seu favorito? Por quê?

 

6) Elabore seu cardápio de alimentação semanal. Nele deverá conter café da manhã, almoço, lanche e jantar. Não esqueça de ilustrá-lo.

 

7) Para conhecer melhor o cardápio da sua escola, faça uma entrevista com as merendeiras. Sugestões de perguntas abaixo:

a) Quem organizou o cardápio da escola esse  ano?

 

b) Explique porque os estudantes não participam na escolha da merenda escolar?

 

c) A merenda de quando você estudava é igual à de hoje?

 

d) Porque não temos torresmos e gorduras nas merendas da escola?

 

e) Qual merenda é mais difícil de  preparar?

 

f) Porque não tem iogurte no cardápio?

 

g) Porque os doces não são servidos como merenda?

 

 

8) Após a entrevista elabore um cardápio que você gostaria que fosse servido na escola. Não esqueça de ilustrá-lo. Em seguida, mostre seu cardápio para as merendeiras e pergunte se ele é saudável e se seria possível servi-lo na escola? Após as orientações elabore um cardápio saudável com auxílio de seu professor e faça um piquenique bem legal.Aproveite!

 

 

Por Rosiane Fernandes Silva 
Graduada em Letras

Rosiane Fernandes:
Veja também: